Cidade

Luiz Adyr tem projeto de construir nova Prefeitura para São Mateus do Sul

Projeto

Em São Mateus do Sul, foi apresentado na quinta-feira (13), nas dependências do Centro da Juventude, em audiência pública o destino de recursos obtidos pela prefeitura junto ao governo do estado. A audiência pública é uma formalização para obtenção dos recursos junto a Agência de Fomento do Paraná. Recursos este que a prefeitura solicitou e obteve recentemente sua confirmação.

Na ocasião, estavam presentes o prefeito Luiz Adyr Gonçalves Pereira, o presidente da Câmara Nereu Dal Lago, vários secretários e a equipe de arquitetos da prefeitura, que elaboraram o projeto de um novo prédio da prefeitura e mostraram como será o seu funcionamento, além de pessoas da comunidade que participaram, já que a audiência era aberta a todos.

O prefeito Luiz Adyr, comentou sobre a obtenção dos recursos, da ordem de R$ 3 milhões, que está sendo liberado pelo governo do estado.  Que apesar do município ter uma capacidade de endividamento bem superior a esta quantia, e a solicitação ter sido bem maior, o governo no momento dispunha desse montante para liberar, visto que muitos municípios pleitearam recursos também. Este tipo de recursos, segundo o prefeito, é destinado apenas a obras pertencentes a prefeitura municipal, não cabendo outro destino como pavimentação ou até mesmo para construção do hospital, por exemplo. Uma das grandes necessidades da prefeitura municipal é espaço para condicionar suas secretarias, que hoje estão distribuídas por diversos edifícios alugados. Portanto um destino dos mais necessários para este recurso. Também um grande sonho dos funcionários municipais, poder trabalhar num edifício moderno e projetado para este fim, com espaços confortáveis para o desenvolvimento de suas atividades.

Este recurso será aplicado totalmente na construção do novo edifício que abrigará a prefeitura, e será pago em 96 parcelas dentro do financiamento realizado, tendo 12 meses de carência para iniciar seu pagamento. Esse empréstimo, este tipo de recurso obtido, como explicou o prefeito, é apenas para construir edifícios da própria prefeitura e uma das principais demandas de nossa prefeitura atualmente, são locais próprios para suas secretarias. A nova prefeitura abrigará um edifício de 7 pavimentos, sendo um subsolo de garagem, uma bela praça e também um auditório para 250 pessoas.

Também na oportunidade o prefeito comentou que em breve a prefeitura estará liberando recursos para o hospital, na ordem de R$ 266 mil, para que sua diretoria possa contratar um projeto completo (arquitetônico e complementares) do novo hospital para que juntos possam reivindicar recursos para a sua construção, sendo que este projeto é o passo inicial para esta busca de recursos.

A apresentação seguiu com o arquiteto da prefeitura, Ricardo Guth, que participou da elaboração do projeto arquitetônico, e através de slides mostrou como ficará o projeto após sua conclusão. Iniciando com uma triste apresentação das condições do atual prédio que abriga parte da prefeitura, inclusive a secretaria de obras, o conhecido Antigo fórum, que apresenta problemas diversos, e que sua recuperação, apesar de ser um edifício histórico, é praticamente inviável pelo alto custo, e por não corresponder as mínimas necessidades. O projeto foi elaborado na forma de um edifício de 7 pavimentos, sendo um de subsolo com garagens. Será construído, na área atual da prefeitura contemplando além do edifício novo, uma praça e um auditório. A estrutura modulada em pré-fabricado deverá liberar espaços amplos e abertos para acomodar diversas secretarias, e economizar na estrutura. A ideia é que o edifício possa ficar pronto em 2 anos.

Após a apresentação foram respondidos alguns questionamentos sobre a obra, que surpreendeu a todos os presentes e foi unanimemente aceito por todos os presentes que assinaram a ata de participação do evento.

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Postos de São Mateus do Sul começam a registrar falta de combustível
Prefeitura esclarece utilização correta do estacionamento e da ciclofaixa na Rua Ulisses Faria
Prefeitura Municipal reajusta valor na contratação de serviços do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes