Educação e Cultura

Mais escolas municipais do campo recebem acesso à internet em São Mateus do Sul

Foto: Assessoria PMSMS

Foto: Assessoria PMSMS

Estudantes da Escola Municipal do Campo Fernando Toppel, na comunidade do Caitá, contam agora com mais uma ferramenta de pesquisa para seus trabalhos, de grande alcance e importância, mas que ainda não fazia parte da realidade cotidiana de muitos dos alunos da comunidade: a internet.

Localizada a quase 30km do centro de São Mateus do Sul, a escola do Caitá é a mais distante da área urbana do município, e recebeu sinal de internet via satélite na tarde de sexta-feira (18). Com alunos entre cinco e oito anos, a instituição foi a terceira de quatro escolas do campo que receberão internet nesta e na próxima semana. As escolas das comunidades de Dois Irmãos e da Estiva já estão conectadas. Na semana que vem, a escola do Papuã também vai receber acesso à internet.

Para a professora Jociléia Kresko, da escola do Caitá, o acesso à internet traz mais possibilidades para o desenvolvimento educacional das crianças. Ela conta que já usava a rede como ferramenta pedagógica, levando conteúdos que buscava na internet, em casa, para os estudantes na escola. “Agora com o acesso na escola, vamos trabalhar com pesquisas a partir do que sugerem os livros e trabalhar com conteúdos educativos presentes na internet”, conta Jociléia.

Com verba do governo federal, através de um edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as escolas do campo de São Mateus do Sul deverão ter acesso à internet até 31 de dezembro deste ano, conforme especificação do edital. Muitas delas já foram contempladas há algumas semanas, como é o caso das escolas do Pontilhão, Fluviópolis, Divisa e Cambará.

“As escolas da rede estadual que funcionam nos mesmos espaços das municipais também estão recebendo sinal de internet”, explica a assessoria pedagógica Franciane Muchinski, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. “Nesses casos, o governo está instalando dois pontos de acesso separados para garantir a qualidade do sinal”.

Fonte: Assessoria PMSMS

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Acompanhe as festividades da 26ª edição da Tradycje Polskie que iniciam em agosto
Educa Mais Brasil: abertas as inscrições para bolsas de estudo no Paraná
São-mateuense conquista segundo lugar em festival de música da Uniuv

Os comentários estão fechados