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Marketing e comunicação empresarial: o que eu tenho a ver com isso?

Imagem Ilustrativa

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Amplamente disseminado no meio empresarial, a preocupação com o marketing já deve ter rondado a mente da maioria dos empresários no mundo. Em tempos de crise, a necessidade de trabalhar o marketing de forma estratégica dentro das empresas parece ainda maior. No entanto, antes de falar sobre como planejar e executar, vamos abordar o conceito.

Você, caro leitor, saberia definir facilmente o que é marketing? O trabalho de marketing busca aproximar empresas e consumidores.  No livro Marketing sem Segredos, Philip Kotler – um dos principais nomes da área – define da seguinte forma: “O marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com rentabilidade. O marketing identifica necessidades e desejos insatisfeitos. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o seu potencial de lucro”.

Assim é fácil perceber a dimensão deste termo. Quase toda ação desenvolvida por uma empresa tem relação com marketing. Para facilitar a compreensão, o marketing é dividido em quatro áreas que formam os 4Ps de marketing: preço, praça (ou distribuição), produto e promoção. Este último “P” se refere às estratégias utilizadas para a divulgação da marca ou do produto, que são as principais atribuições da comunicação empresarial.

Vale destacar também que esta classificação não é estática, cada vez mais as áreas se integram dentro de uma empresa. Hoje não é mais possível pensar em um setor de comunicação empresarial distante de um setor de marketing, por exemplo. Todas as ações precisam ser planejadas e executadas de forma integrada, pois se trata de um trabalho complexo e de importância vital para o sucesso de um empreendimento.

Neste espaço, nós, da Levante – Fotografia e Comunicação, queremos apresentar informações e discutir tendências sobre Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e Comunicação Empresarial. Nesta área, nenhuma informação é absoluta, pelo contrário, é um conhecimento em permanente construção. Por isso, queremos também ouvir a opinião dos nossos leitores, receber perguntas e sugestões de assuntos, trabalhando de forma colaborativa.

Na próxima semana, abordaremos nesta coluna a crescente importância do Marketing de Conteúdo para empresas de setores diversos. Se você tiver dúvidas sobre o tema, envie para nós no e-mail levante.fotocom@gmail.com ou entre em contato pelo Facebook.

(Fontes consultadas: www.marketingdeconteudo.com; www.aberje.com; www.empresaagil.com.br)

Larissa Drabeski

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