Especial

Mascote oficial do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul ganha nome

Saiba como foi a escolha oficial para o nome do dálmata que é o mascote dos Bombeiros do município. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

E o pequeno dálmata, que é o mascotinho do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, agora se chama Marshall. No começo do mês de junho, a corporação lançou em sua página oficial no Facebook uma campanha para a escolha do nome do cachorrinho, onde a população são-mateuense poderia comentar a sua sugestão.

Foram mais de 800 comentários com ideias criativas para nomear o mascotinho, e os nomes mais sugeridos foram selecionados para uma segunda votação. Dentre os escolhidos estavam: Marshall; Pingo; Floquinho; Flocos; Valente; Faísca; Thor; Spaik; Zeus; Herói; Salvador; Lucky; Pintado; Bolt; e Fire. Com 166 votos, o nome Marshall foi escolhido e a repercussão foi bastante positiva. A principal referência para a sugestão do nome foi o personagem do desenho animado “A Patrulha Canina”, em que a profissão de Bombeiro é representada por um cachorro da raça dálmata que se chama Marshall.

“Ficamos surpresos e muito felizes com o público que conseguimos atingir através da campanha para a escolha do nome do nosso mascote”, afirma a soldado Holffmann, uma das responsáveis pela organização da campanha. Ela explica que todo o pessoal do quartel estava acompanhando as ideias, e juntos, elencaram os 15 nomes que mais apareciam na lista.

Uma das principais referências para a escolha do nome foi o personagem do desenho animado “A Patrulha Canina”, em que a profissão de Bombeiro é representada por um dálmata que se chama Marshall.

Uma das principais motivações na campanha era uma premiação surpresa para a pessoa que deu a ideia do nome. “Como o nome escolhido foi sugerido por aproximadamente 30 pessoas, vamos sortear uma entre todas e a convidaremos para vir em nosso quartel para buscar um brinde e dar uma volta pela cidade com o Marshall em nosso caminhão”, esclarece a soldado.

O intuito do mascote na corporação municipal é melhorar ainda mais esse contato com a população. “Queremos que a comunidade conheça o nosso serviço. Desejamos que as crianças tenham contato com o nosso quartel, e com o Marshall fica mais fácil essa aproximação. Convidamos a população para vir conhecer ele, as viaturas e nossos materiais de trabalho”, diz a equipe. Eles também comentam que com o passar dos meses, querem ensinar alguns truques ao cachorrinho para que ele participe de algumas mobilizações dos Bombeiros.

Desde que chegou na equipe, Marshall cresce a cada dia que passa. É um cachorro dócil e que gosta de estar perto de todos, brincando e recebendo muito carinho. A história da raça dálmata com os Bombeiros é bem antiga. No passado em alguns países norte-americanos, quando os Bombeiros ainda atendiam ocorrências em carruagens, os dálmatas seguiam o transporte. Quando o alarme de incêndio tocava, os dálmatas saiam correndo, latindo para que as pessoas saíssem do caminho. Eles pastoravam o equipamento e acompanhavam os Bombeiros de volta para a estação.

“Agradecemos de coração a participação da comunidade que foi melhor do que esperado. Recebemos com muito carinho cada sugestão, e convidamos a todos para virem conhecer o Marshall”, encerra a equipe do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Os professores na pandemia
Casamento de casal surdo emociona familiares em comunidade de São João do Triunfo
Ações de Natal movimentam o fim de ano de motociclistas