Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Mateco se torna o mascote oficial do Meio Ambiente em São Mateus do Sul

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Mateus do Sul, através de seu secretário Helio Toshio Sakurai, promoveu em parceria com a ervateira Baldo e a empresa Microxisto, o concurso “Nossa Cidade mais Bonita”, visando a transformação da atual situação que encontra-se nossa cidade no que compreende-se o meio ambiente. “A ideia começou conversando com o Ivanes Tortelli (proprietário da Microxisto), ele me disse que nossa cidade pode dar uma melhorada e eu pensei em um projeto de como poderíamos transformar nosso município em uma cidade mais bonita, mais agradável para todos, onde todos sentissem orgulho de morar nela”, afirma Helio.

Desta forma foi desenvolvido o projeto “Nossa Cidade mais Bonita” junto de todas as escolas da rede municipal de ensino e colégios públicos de São Mateus do Sul, onde os alunos puderam deixar fluir sua criatividade na criação de um mascote do meio ambiente para a cidade. As empresas Microxisto e Baldo patrocinaram os troféus, as medalhas de honra ao mérito aos 10 primeiros colocados e um prêmio que totalizou o montante de mil reais.

Foram mais de 200 trabalhos inscritos nas mais variadas faixas etárias e séries, dentre todas as instituições, a ideia era escolher apenas um desenho que representaria o mascote. O desenho escolhido pelos empresários, secretários de educação e cultura e pelo prefeito municipal, foi a criação do jovem Nathan Kohori de 18 anos que cursa o curso técnico em meio ambiente do Colégio Estadual São Mateus. Para tanto, a comissão organizadora decidiu adotar o nome criado pela jovem Nicolly Ramina Ribas de 9 anos e aluna do 4º ano da Escola Municipal Pedro Effco, Mateco (Mate Ecológico). O prêmio que seria destinado somente ao primeiro lugar foi dividido entre os dois jovens que receberam suas premiações na quinta-feira (20), na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

Segundo Nathan, “como São Mateus é bastante conhecida pela sua produção da erva-mate, também temos um ponto turístico que seria a nossa ‘cuia’, resolvi me basear nisso para fazer o desenho. Não esperava ganhar, foi uma surpresa quando o secretário me avisou, porém fico feliz. Acredito que é apenas um começo para esse projeto, nossa cidade mais bonita.”

De acordo com o secretário Helio Sakurai, o objetivo de adotar o mascote é para que as pessoas possam associá-lo como a referência da cidade mais bonita, e ele estará presente em todas as ações que envolverem o meio ambiente, a limpeza e a conservação de São Mateus do Sul. Agora o mascote Mateco, passará por uma adaptação junto de especialistas em design gráfico e em breve será visto por toda a comunidade.

Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa

Alexandre Müller

Alexandre Müller

Repórter | E-mail para contato: alexandre@gazetainformativa.com.br
Alexandre Müller
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: