Médica Dermatologista Janaina Ribeiro Machado. (Foto: Divulgação)

Os dias de sol estão chegando com mais intensidade em São Mateus do Sul. Os cuidados com a hidratação e principalmente com a pele são fundamentais para manter a qualidade de vida nesses dias quentes. Mas o que fazer para garantir a saúde da pele? A médica Dermatologista Janaina Ribeiro Machado repassa algumas dicas para esses momentos.

“Quando vim morar aqui em São Mateus do Sul já sabia que grande parte da população se expunha ao sol, muitas vezes, desde cedo na dura lida no campo, fato que associado à pele clara, olhos claros e descendência predominantemente polonesa”, conta a profissional. Janaina explica que por essas características do povo sulista, os moradores estão no grupo de risco para muitas lesões de pele e até cânceres cutâneos.

Como recomendação para cuidados preventivos, a Dermatologista enfatiza a importância de exames periódicos com especialistas no caso. “Usem filtro solar adequado ao seu tipo de pele, roupas e chapéus também colaboram para diminuir o impacto”, diz. A profissional comenta que os horários mais críticos de sol são entre 10h e 16h. “Não se esqueçam de que mesmo na sombra, a incidência da radiação ultravioleta pode ser alta”. Para àqueles que desejam se bronzear, podem lançar mão de loções autobronzeadoras ou se expor cautelosamente e com aplicação de filtro solar por curtos períodos de tempo.

Algo muito questionado são os cuidados com os melasmas – manchas escuras na pele, que podem ter como gatilho uma gestação ou uso de hormônios –, que ainda não possuem cura definitiva, mas passível de controle e grande melhora, quando devidamente tratado pelo Dermatologista. “Existem medicações, peelings, microagulhamento com infusão de clareadores, fórmulas magistrais e individualizadas, caso a caso.”

A especialidade

Natural da cidade de Paranavaí, localizada no Noroeste do Paraná, Janaina foi criada no Rio de Janeiro, onde realizou toda sua especialização profissional em universidade federal. “Fui aluna de nomes renomados da Dermatologia Brasileira, alguns autores de livros formidáveis da área médica”, conta. O sonho em ser Dermatologista o acompanhava desde a adolescência.

A Dermatologia é a especialidade médica que diagnostica, trata e previne doenças da pele, cabelos, mucosas, unhas, dermatites, alergias, vitiligo, psoríase, cânceres da pele, rejuvenescimento, rugas, manchas de sol, melasma, etc. São mais de 4 mil doenças catalogadas dentro da especialidade.

“Sempre vinha visitar a família do meu pai, em São João do Triunfo e sonhava em voltar a morar no Paraná”, comenta. Em busca de qualidade de vida e segurança para a família, Janaina mudou-se para São Mateus do Sul, cidade pela qual é encantada. A profissional é filha do cardiologista Emerson Distéfano.

Atualmente a Dermatologista atende na Piccinin Clínicas Integradas nas segundas e quartas, e é professora de Medicina na Universidade do Contestado. Para agendamento de consultas, basta entrar em contato com a Clínica, localizada na Rua João Bettega 1321, com a Rua Eduardo Sprada, 885, Centro de São Mateus do Sul. Contato nos telefones (42) 3532-2309; 3532-4007 e 98877-0770. Horário de atendimento, de segunda à sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 18h30.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski

Últimos posts por Cláudia Burdzinski (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Vacinação contra a influenza iniciou nesta quarta (10)
Prevenção ao suicídio conta agora com ligação gratuita
Idosa falece vítima de vírus da gripe em São Mateus do Sul

Deixe seu comentário

*