Política e Cidadania

Mesários, secretários de prédio e auxiliares passam por treinamento para as Eleições 2018

Treinamento efetuado pela equipe do Cartório da 12ª Zona Eleitoral. (Foto: Fórum Eleitoral de São Mateus do Sul)

Dos dias 10 a 18 de setembro, o Fórum Eleitoral de São Mateus do Sul realizou o treinamento dos mesários, secretários de prédio e auxiliares de eleição que desempenharão atividades nos locais de votação e junto às mesas receptoras de votos a serem instaladas nos municípios de São Mateus do Sul e Antonio Olinto.

As eleições gerais de 2018 serão um grande desafio para a Justiça Eleitoral de São Mateus do Sul, pois será a primeira eleição com identificação biométrica, razão que fez com que todos os 496 mesários, divididos em turmas por funções – presidentes, 1º mesário, 2º mesário e secretário da seção -, recebessem treinamento teórico e prático sobre as atividades que serão desenvolvidas no 1º turno e 2º turno, se houver.

O treinamento teórico consistiu no repasse de informações relativas à propaganda e fiscalização no dia da eleição, conduta dos mesários, administração de conflitos, documentos necessários para votar e todas as demais informações necessárias à boa condução dos trabalhos eleitorais a fim de viabilizar o exercício do voto perante as seções eleitorais. Já o treinamento prático consistiu no manuseio da urna eletrônica e todos os mesários puderam simular as situações que podem ocorrer durante a votação, como: eleitor não identificado pela biometria; eleitor que está demorando para votar; eleitor que vota apenas para alguns cargos e se retira da cabine de votação; justificativas eleitorais; defeito na urna eletrônica. Foram demonstradas todas as situações a serem enfrentadas no pleito e como os mesários devem agir diante de cada incidente.

Foram treinadas 12 turmas de mesários e 1 turma de secretários de prédio e auxiliares de eleição. “O treinamento foi essencial para que nossos colaboradores tenham segurança no desempenho das suas funções no dia da eleição. Os treinamentos foram longos, pois alguns duraram mais de 3 horas, contudo, foram extremamente produtivos porque além do repasse das informações pelos instrutores, os mesários que já haviam trabalhado em eleições anteriores enriqueceram as explicações com suas experiências e realizando diversos questionamentos tornaram ainda mais interessante a troca de informações”, enfatiza Ana Cláudia Neumann Cabral, Chefe de Cartório da 12ª Zona Eleitoral.

Todos os mesários foram bem preparados e estão capacitados para o exercício da função. O Fórum Eleitoral acredita que a condução dos trabalhos de votação será realizada com total competência, responsabilidade e atenção às necessidades dos eleitores. Além disso, alguns secretários de prédio, responsáveis pela fiscalização dos locais de votação receberão auxiliares que prestarão apoio nas diversas atividades no transcorrer das eleições, como evitar tumultos e aglomerações de pessoas nas dependências dos locais de votação, auxiliar os eleitores no preenchimento dos formulários de justificativa eleitoral, orientação dos eleitores para acesso às seções eleitorais, fiscalização dos crimes de boca de urna, transporte irregular de eleitores, dentre outras tarefas que lhe foram atribuídas para agregar mais segurança e tranquilidade ao processo de votação.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Mano Cordeiro recebe título de Vulto Emérito de São Mateus do Sul
Eleições em 2018: e-Título é uma das novidades para o pleito nacional
Diretora escolar, que tem trabalho de referência para o Paraná, pretende ser a primeira prefeita da cidade, se colocando como possível concorrente

Os comentários estão fechados