Ivanes Tortelli e Juliano Busato durante a entrega do prêmio em São Paulo. (Fotos: Divulgação)

A Microxisto, empresa de São Mateus do Sul responsável pela fabricação de fertilizantes à base de xisto, foi eleita pela revista Globo Rural como melhor empresa agro nas categorias pequenas e médias empresas. A premiação aconteceu em São Paulo no dia 28 de novembro e reuniu grandes nomes nacionais e internacionais da produção agro. “Nos orgulha levar o nome de São Mateus do Sul em um grande evento como esse”, destaca Ivanes Tortelli, sócio da Microxisto juntamente com Juliano Busato, que receberam o troféu durante o evento.

Ivanes explica que a premiação acontece anualmente, em que a revista é responsável por rankear as melhores empresas do ramo agrícola do país por meio de pesquisas juntamente com o Serasa. A classificação acontece através de análises relacionadas à sustentabilidade, boa administração e relacionamento com os colaboradores e clientes. “Sempre buscamos trabalhar para chegar no topo, essa é a nossa preocupação: atuar com o que há de melhor no mercado”, enfatiza. Anteriormente a Microxisto era classificada entre as 10 melhores empresas do ramo, e a premiação em primeiro lugar foi um presente para toda a equipe nesses 20 anos de história no município.

Os benefícios encontrados no xisto

A projeção da empresa começou em 1999, ainda em uma incubadora tecnológica capitaneada pela Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), da Petrobras. Com pensamento visionário, Ivanes e Juliano encontraram em São Mateus do Sul a oportunidade para inaugurar uma empresa que unia inovação, produtividade e reconhecimento no mercado pela qualidade dos fertilizantes ofertados.

“Temos a preocupação constante em unir tecnologia, produto de ponta e qualidade”, afirma Ivanes. A formulação com o extrato do xisto é o que diferencia a Microxisto das outras empresas no ramo de fertilizantes, pois além de ser um produto natural ele garante em sua composição mais de 45 nutrientes com ação fúngica e repelente. A empresa também possui uma equipe de campo com 50 engenheiros agrônomos responsáveis por assessorar cada cliente.

Hoje a Microxisto atua fortemente em algumas regiões do Brasil, em países da América do Sul e em 2020 os fertilizantes alcançarão a exportação para os Estados Unidos. A linha de fertilizantes fabricados na empresa pode ser utilizada em todas as culturas.

Ivanes Tortelli, um dos sócios da Microxisto segurando o prêmio. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Certificações ambientais e de qualidade

Quem conhece a fábrica de produção de fertilizantes da Microxisto observa as normas e padronizações utilizadas para garantir segurança aos colaboradores, preocupações ambientais e agilidade na produção. A empresa possui a certificação da ISO 9001 – sistema de gestão de qualidade – e ISO 14.001 – sistema de gestão ambiental –, onde são feitas anualmente auditorias para verificar se as normas estão sendo seguidas corretamente.

Preocupação com causas sociais

Além de trabalhar fortemente com a comunidade são-mateuense na disponibilização de lixeiras de reciclagem para instituições, internamente os colaboradores fundaram uma Organização Não-Governamental (ONG) nomeada de Gente Nossa, onde são realizadas semanalmente a entrega de cestas básicas, fraudas geriátricas e medicamentos para pessoas acamadas. “Fazemos questão de convidar os colaboradores da fábrica para irem entregar esses produtos nas comunidades. Faz toda a diferença para eles”, conta Ivanes. A ONG é bancada pela Microxisto e está atuando há 7 anos.

A Gente Nossa também tem o objetivo de construir de 4 a 5 casas por ano para serem doadas para famílias em vulnerabilidade social. Nesse projeto, as famílias são visitadas pela equipe da Microxisto que verifica como está a realidade dos moradores. Além da construção, a casa é mobiliada, equipada com eletrodomésticos e alimentação. Já foram entregues casas em São Mateus do Sul e em cidades da região.

Trabalho de todos

Hoje a Microxisto emprega cerca de 100 colaboradores diretos no município, responsáveis pela produção, área técnica e administrativa. “Esse prêmio que recebemos é o resultado de muito trabalho e do comprometimento de toda a nossa equipe dentro da empresa. Sem eles, nada disso seria possível”, agradece Ivanes.

Equipe Microsxisto, que está há 20 anos em São Mateus do Sul.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeito e deputado de São Mateus do Sul opinam sobre royalties da SIX
Saques de contas inativas de FGTS iniciam no dia 10 de março
Centro Cultural do Cepe é palco para o Furdunço na Roça