Cidade

Missão Técnica Internacional é realizada com sucesso

São-mateuenses que integraram a comitiva que foi à Alemanha apresenta informações sobre a viagem que aconteceu entre os dias 11 e 19 de novembro. (Fotos: Divulgação)

Entre os dias 11 e 19 de novembro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu uma viagem com destino à Frankfurt na Alemanha, denominada como Missão Técnica Internacional.

A viagem técnica que reuniu autoridades e empresários de São Mateus do Sul e região, foi organizada pelo Sebrae/PR que idealizou o projeto e proveu a capacitação dos participantes na escola de desenvolvimento de líderes, pelo Programa Sebrae de Liderança.

Participaram da missão técnica internacional 26 integrantes, dentre membros do Território do Iguaçu, formado por nove municípios sul paranaenses e do Território da Fronteira, que engloba a região de Foz do Iguaçu, além dos representantes do Sebrae, Cesar Collini Gonçalves, gerente da Regional Sul Paraná e Maria Auria Mülhmann, gestora Sebrae Paraná – Regional Sul.

A comitiva são-mateuense foi composta pelo Prefeito Municipal Luiz Adyr Gonçalves Pereira, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Márcio Luis Staniszewski e, representante a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), Luciano Castilho, que arcaram com todas as suas despesas com a viagem.

A missão teve como objetivo, a busca por novos conhecimentos e parcerias, mostrando as potencialidades de desenvolvimento para a região. Foi a primeira vez que o Território do Iguaçu participou e que teve como ponto de partida a região de Frankfurt, na Alemanha, e percorreu todo o referido território de Kehl, Struthof, Lahr, Stuttgart e mais alguns lugares da França, como Estrasburgo e Colmar.

Em coletiva organizada pelos são-mateuenses membros da missão, dias depois da chegada à Terra da erva-mate, eles retrataram as atividades desenvolvidas pelo grupo em território europeu.

Segundo o Prefeito Luiz Adyr, logo no primeiro dia da viagem ainda no hotel, em Kehl, na Alemanha, todos foram apresentados ao programa de cooperação da região transfronteiriça entre França, Alemanha e Suíça, região do rio Reno entre as cidades de Strasbourg na França e Kehl na Alemanha.

Este local foi escolhido para o início da jornada pelos motivos de que tal, além de ter uma longa história de relações franco-alemã, tem uma cooperação transfronteiriça, que ultrapassa os limites das fronteiras de um país, que já vem ocorrendo desde a década de 60. Além disso ela representa o simbolismo do projeto da União Europeia sendo sede de uma das suas instituições do Parlamento Europeu, em Strasbourg.

A comitiva também visitou o Euro Institut, organismo franco-alemão, criado em 1993, destinado a apoiar as pessoas em seus trâmites transfronteiriços que tem como atribuições principais a formação sob três caminhos: Transversais: destinam-se à formação de competências para trabalhar com parceiros do país vizinho, principalmente no âmbito administrativo, institucional e comunicação intercultural; Especializadas: permitem comparar diferentes políticas públicas nacionais como por exemplo em transportes, gestão territorial, urbanismo, meio ambiente e educação; e as Europeias: destinam-se ao desenvolvimento de competências destinadas a agentes públicos que atuam com co-financiamentos europeus, além de estágios práticos sobre o desenvolvimento e a gestão de redes inter-regionais, transnacionais ou europeias.

Os membros da missão brasileira participaram de um seminário no Distrito Euro-Pamina, uma associação municipal de propósitos especiais germano-franceses, que compreende as três subáreas do sul do Palatinado, Baden e Alsácia e aprenderam sobre o plano estratégico que seus representantes criaram estrategicamente para esta região de fronteira.

Os são-mateuenses relatam que fizeram a entrega de produtos feitos à base de erva-mate aos dirigentes do território França-Alemanha e em vista ao Parlamento Europeu, onde foram recepcionados pelo deputado espanhol Javier Lopes, a quem Luiz Adyr comenta que falou sobre a preservação das florestas nativas na região do Vale do Iguaçu, onde cerca de 50% são mantidas e, a maior parte delas, servem de sombreamento ideal para a produção da erva-mate.

Além das visitas e ações técnicas às quais a missão foi designada, uma visita chamou bastante a atenção dos são-mateuenses, quando foram convidados a conhecer o antigo e único campo de concentração nazista no atual território francês em Struthof. A visita propiciou que os brasileiros conhecessem a história da fronteira franco-alemã e entender melhor os processos de desembaraço transfronteiriço de território binacional.

Em Stuttgart, na Alemanha, os representantes destacaram que visitaram uma das instituições de ensino técnico e de capacitação profissional e puderam conhecer de perto o quanto àqueles governos investem e colaboram com os municípios na formação e capacitação profissional dos cidadãos.

O presidente da CDL e o representante da ACIASMS, destacam também que visitaram na mesma cidade, os Museus Mercedes Benz e Porsche, onde puderam conhecer um pouco da história de duas grandes empresas com importância no cenário mundial no ramo automobilístico e de geração de empregos e renda.

Na cidade de Wurszburg na Alemanha, os empresários enaltecem que conheceram a realidade do comércio local e os espaços públicos destinados aos cidadãos europeus, limpos, organizados e ordeiros. “Todos respeitam, não jogam lixo no chão, cuidam de suas fachadas, canteiros e calçadas, além da agricultura estar fortemente presente junto à cada uma das cidades de forma mútua”, enfatizam.

Alexandre Müller
Alexandre Müller

Últimos posts por Alexandre Müller (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Vazamento de esgoto a céu aberto alerta moradores sobre cuidados com as calhas de chuva
14ª Expomate é aberta oficialmente em São Mateus do Sul
Eduardo Pinheiro Ferreira é o novo Secretário Municipal de Indústria e Comércio de São Mateus do Sul