Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Mitos e verdades para o 2º turno das eleições

Fique atento às falsas informações, e na dúvida, não compartilhe! (Foto: Arquivo Gazeta Informativa)

Os eleitores brasileiros se encontrarão novamente nas sessões de voto no próximo domingo (28), para escolher os candidatos à presidência da república no 2º turno das eleições. Os presidenciáveis Fernando Haddad (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PSL) estão na disputa democrática ao cargo.

Infelizmente o Brasil ainda recebe uma enxurrada de informações falsas (fake news), em que há difamações e inverdades sobre os assuntos recorrentes à esse importante processo nacional. É sempre válido conferir a fonte de onde essas informações surgem, e em caso de dúvidas, não repassá-las para outras pessoas.

A 12º Zona Eleitoral, que engloba São Mateus do Sul e o município de Antonio Olinto, divulgou e esclareceu nessa semana alguns fatos que estavam sendo divulgados. Confira:

No domingo, a população votará apenas para o cargo à presidência da república, e são apenas dois números. Não esqueça de sua colinha para não ficar em dúvida do número no momento do voto. Não precisa ter pressa: vote com calma e atenção. Digite o número do candidato e espere a foto aparecer na tela, para somente depois confirmar a votação.

Você pode utilizar o celular para mostrar o e-Título ao mesário, mas é proibido tirar foto ou filmar dentro da cabine de votação.

Para votar, além dos demais documentos oficiais com foto, você também poderá utilizar o Documento Nacional de Identidade, o e-Título (com foto) e a CNH digital.

O eleitor pode receber auxílio para votar em caso de deficiência ou mobilidade reduzida.

Falha na urna não é fraude, e pode acontecer. Caso haja algum problema, ela será substituída sem acréscimos ou anulações dos votos anteriores.

É falsa a notícia de que as urnas estão programadas para o horário de verão e não computarão os votos depois das 16h. As urnas funcionarão para o recebimento dos votos das 8h às 17h.

O eleitor que não votou no 1º turno das eleições de 2018, no dia 7 de outubro, pode votar normalmente no 2º turno, no dia 28 de outubro. Cada turno é uma eleição distinta e, portanto, cada um deles requer o comparecimento do eleitor ou a justificativa pela ausência do voto.

A ausência ao 1º turno pode ser justificada de forma online pela internet até o dia 6 de dezembro, utilizando o Sistema Justifica, no site justifica.tse.jus.br, ou pessoalmente em qualquer cartório eleitoral, devendo apresentar documento que justifique a ausência, (como, por exemplo, um atestado médico), a ser analisado pelo juiz eleitoral.

Quem não justificar a ausência dentro do prazo estipulado (60 dias a contar de cada turno da eleição) terá que pagar multa para regularizar a situação.

Confira os prazos:

Ausência no 1º turno: até 6 de dezembro de 2018;
Ausência no 2º turno: no dia da votação (28 de outubro) até 27 de dezembro de 2018.
Para quem está no exterior, o prazo muda: 30 dias contados da data de retorno ao Brasil.

Não fiz o recadastramento biométrico, e no município em que moro, ele era obrigatório, o que devo fazer?

Ainda que o eleitor tenha feito biometria anteriormente em outro município, mas acabou transferindo o título para outra cidade em que houve, posteriormente, recadastramento biométrico, e a este não compareceu, o documento eleitoral foi cancelado, pois o comparecimento era obrigatório (por se tratar não apenas de “biometria”, mas de um recadastramento, uma espécie de recontagem dos eleitores).

É falsa a informação de que a Polícia Federal apreendeu van com 121 urnas alteradas. A informação foi checada pela agência Lupa, responsável em investigações à fake news.

É falsa a notícia de que 7,2 milhões de votos foram anulados pelas urnas eletrônicas. É verdade que 7,2 milhões de votos foram anulados pela vontade do próprio eleitor.

Nessas eleições vote consciente! Cheque as informações sobre seus candidatos e compartilhe apenas as verdades.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: