Geral

Morada dos Saberes apresenta resultados e recebe visitantes até dia 24 de fevereiro

Em dois anos de projeto, passaram por capacitação 50 professores das rede municipal e estadual e 40 alunos do curso técnico de meio ambiente. (Fotos: Divulgação)

O projeto Morada dos Saberes: repensando educação, ambiente e sociedade, realizado pelo Instituto Neotropical (INPCON), com o patrocínio da Petrobras e Governo Federal, foi iniciado em março de 2015 e hoje caminha para a finalização deste patrocínio,com muita satisfação pelos resultados alcançados e parcerias firmadas em São Mateus do Sul.

Funcionando como um centro de informação, mobilização comunitária e formação ambiental, o espaço- sediado na rua João Bettega, 1454, trabalhou com a capacitação contínua de mais de 50 professores da rede municipal e estadual de São Mateus do Sul.

Os docentes participaram do “Programa de Educação Ambiental Biorregionalista” e, a partir de 63 horas de capacitação, o programa resultou em projetos multiplicadores nas escolas e comunidades, com diversos temas que irão contribuir para a ampliação da educação ambiental.

Atendidos por este mesmo programa, cerca de 40 alunos do curso técnico em meio ambiente, do Colégio Estadual São Mateus, participaram continuamente de atividades socioambientais pensadas de forma a integrar o currículo escolar. Foram ações de monitoria ambiental, ações de contação de histórias em escolas do interior, além de importantes aprendizados de conceitos sobre a Floresta com Araucária.

Além disso, o projeto trabalhou a exposição “A Fauna dos Pinheirais”. Trazida ao município para recriar um cenário natural, a exposição recebeu mais de 600 visitantes de diferentes localidades e idades. Com 24 espécies de animais empalhados, além de banners com informações sobre a Floresta com Araucária, os visitantes puderam ouvir os sons da natureza local e conhecer animais que ainda existem nas matas da região e também os que estão em extinção, como a onça-pintada, o gato do mato e o macaco bugio.

Também foram exibidos, na sede do projeto e dentro da programação do Cine Morada, diversos filmes com temáticas socioculturais e ambientais. Foram feitas rodas de conversa e debates socioambientais destinados a grupos da comunidade e foram ofertadas importantes publicações socioambientais, como cartilhas, calendário de lendas locais e o “Livro dos Saberes de São Mateus do Sul”.

“Essa caminhada não seria possível sem as parcerias. Agradecemos, então, a confiança e o acolhimento de todos os parceiros e envolvidos nessa trajetória de troca de conhecimentos e saberes. Também agradecemos a Petrobras e ao Governo Federal, por patrocinar e apoiar este projeto”, destaca a coordenação do Morada dos Saberes.

As atividades da casa, com oficinas e visitação na exposição, irão ocorrer até o dia 24 de fevereiro. O horário de funcionamento é das 13h30 às 17h. As visitas precisam ser agendadas pelo e-mail (info@moradasaberes.org) ou pelo telefone (42) 99968-6085.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Mallet comemora 103 anos com programação diversificada
Entenda porque o Paraná está livre da Lei Seca nas Eleições 2018
Estágio Vocacional define novos seminaristas