Arquitetura, Urbanismo e Design

Móveis planejados e sob medida

Se tratando de ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais, precisamos adquirir o mobiliário. Muitas pessoas ainda se perguntam, qual a diferença entre móveis planejados e móveis sob medida?

Não, móveis planejados e sob medida não são a mesma coisa, são diferentes e essa diferença não se dá devido aos materiais com que são produzidos, mas sim, pela maneira com que são projetados e executados. Além disso, possuem tempo de entrega, valor e qualidades diferentes, assim como, suas vantagens e desvantagens.

Os planejados, são móveis modulados, pré-fabricados, produzidos industrialmente. Existem diversas fábricas, de diferentes portes e qualidades espalhadas pelo Brasil. Apesar de ser modulado e possuir uma certa limitação, fabricas de grande porte acabam tendo uma variedade muito grande de módulos, tendo uma flexibilidade um pouco maior. O projeto é realizado de maneira que a modulação se encaixe no ambiente do cliente. Algumas vezes, haverá a necessidade de realizar ajustes para se encaixarem no ambiente desejado.

Os móveis sob medida, como próprio nome já diz, são móveis projetados com base em medidas exatas do ambiente em que será inserido, geralmente são fabricados em marcenarias de pequeno a grande porte. Esse tipo de móvel possibilita os arquitetos e designers de interiores uma grande liberdade para a criação de seus projetos, fazendo com que possam inovar em cada projeto, elaborando móveis exclusivos para cada perfil de cliente e que se encaixam dentro de qualquer necessidade.

Móveis planejados tem como vantagens, o prazo de entrega, sendo muito menor que o sob medida; Assistência técnica e garantia das fabricas; Rapidez na montagem. Suas desvantagens estão nas limitações de formas; ajustes na modulação, para se encaixar no ambiente; troca de coleção, muitas vezes fazendo com que o cliente não encontre mais o mesmo padrão.

Móveis sob medida tem como vantagens, a liberdade das formas, detalhes, cores e materiais; exatidão nas medidas em relação aos ambientes; agregam valor ao imóvel na hora na venda. Suas desvantagens estão no tempo de entrega, pois, sendo um processo manual, acaba-se elevando o prazo; Dificuldade de revenda, caso necessário, afinal é um móvel projetado especificamente para um determinado local.

Essas são algumas das diferenças entre os móveis planejados e sob medida, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Rafael Ribacz Ramos

Rafael é formado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV. Além de atuar na área de arquitetura e urbanismo, também ministra diversos cursos na área de informática e tem como hobbies o web design (criação de sites) e as artes gráficas. WhatsApp: (42) 8816-8104. E-mail: contato@ribacz.arq.br

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Espaços de lazer instalados em vagas de automóveis – Os Parklets
Parede seca, limpa, econômica e racional – Drywall
A importância da Arquitetura Corporativa