Cidade

Mulheres são-mateuenses organizam a 1ª Feira da Lua Cheia

A 1ª Feira da Lua Cheia acontecerá na praça da Associação de Moradores da Vila Pinheirinho. Alguns produtos artesanais serão feitos e vendidos pelas moradoras do bairro são-mateuense. (Fotos: Divulgação)

A ideia da 1ª Feira da Lua Cheia surgiu logo após um café feito pelas mulheres da Associação de Moradores da Vila Pinheirinho. Esses encontros entre amigas são organizados com frequência no bairro, onde cada uma, no meio de uma boa conversa, repassa dicas e receitas. Tem artesã, confeiteira e aquelas que produzem bolachas e um delicioso pãozinho caseiro com geleias. Pensando em expor todos esses produtos, as moradoras resolveram criar a Feira da Lua Cheia, onde encontrarão ali uma oportunidade para mostrar um pouquinho de cada dote.

O primeiro evento acontecerá na próxima terça-feira (30), na praça da associação, localizada na Rua Frederico Retslaff esquina com a Rua Francisco Geraldo Portes. A noite contará com expositores de produtos caseiros, de hortifrúti, artesanato, culinária e serviços em geral. A feira também terá a colaboração da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, que ajudará no suporte do espaço com as tradicionais barraquinhas. “Convidamos os empreendedores do nosso bairro para expor o seu trabalho e mostrar os seus produtos”, diz Adriela Camargo, moradora do bairro.

Adriela comenta que a associação pretende fazer da feira uma tradição. Segundo ela, a ideia é de que sejam feitos um evento toda semana de lua cheia. “A lua fica muito bonita vista da praça”, diz. Música ao vivo e recreação para as crianças também farão parte da noite festiva, que iniciará às 18h, com prazo de finalização às 22h.

A associação convida toda comunidade são-mateuense para prestigiar a feira. Chame amigos e familiares para juntos, conhecerem um pouquinho mais do trabalho do bairro.

Alguns produtos que estarão disponíveis na Feira:

A feira e o povo

A feira livre é um ambiente democrático que faz parte desde os pequenos bairros até os bairros nobres de diversas cidades do país. Frequentar feiras é algo que está no sangue dos brasileiros e é também uma ótima forma de reforçar nossa cultura. A princípio, as feiras livres surgiram para atender as necessidades de troca dos mais variados tipos de itens entre as pessoas, mas, com o surgimento da moeda, as trocas foram substituídas pelo comércio dos produtos.

Em São Mateus do Sul existe a tradicional Feira Livre do Produtor que acontece todo sábado pela manhã. Os organizadores estenderam a feira para as noites de toda quarta-feira, onde a gastronomia diferenciada marca presença.

A Feira da Lua Cheia só vem acrescentar para a cultura do município, que aprecia cada vez mais produtos feitos e colhidos de maneira artesanal.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Miss 2018 da Melhor Idade é eleita em São Mateus do Sul
Uma solução para a área rural
APAE realiza 1º Grande Fest-Bingo