Se você possui uma empresa ou tem algum vínculo empregatício deve conhecer na prática a importância de um serviço contábil de qualidade. Recolher, classificar, determinar e manipular os dados financeiros (movimentações, valores e quantidade) de pessoas físicas e jurídicas são responsabilidades fundamentais na hora de comprovar a legalidade das ações e investimentos. A área da contabilidade é dividida em:
Financeira: que compreende as operações de pagamentos entre empresas e o exterior. Exemplos: as operações bancárias e operações de compra e venda. A análise do balanço anual serve para fins fiscais e comerciais.
Empresarial: chamada também de contabilidade analítica, compreende o uso de cálculos de custos, ou seja, trabalhando com as classes de custos correspondentes, entre outros.
Vivum Contabilidade

Para o contador são-mateuense José Marcio Zelinski, o mercado de trabalho para a área contábil está aquecido. “A necessidade do papel do contador está cada vez maior no mercado, devido à necessidade de obrigações por parte dos governos estadual, municipal e federal”, explica. José Márcio proprietário da Vivum Contabilidade e Consultoria Empresarial junto do contador Hamilton Teodósio Chandoha, conta que conheceu a área profissional por conta do seu primeiro emprego. “Peguei gosto desde o primeiro momento em que tive contato com a profissão”, garante. Trabalhando como office boy e realizando lançamentos de notas fiscais e pequenos cálculos, gradativamente o empresário foi aprendendo tudo que necessitava para trabalhar na área.
Formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), na época chamada FACE, durante a graduação, o contador estudou disciplinas que foram fundamentais para seu desenvolvimento profissional. Para Marcio, o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações de forma estruturada e clara para a tomada de decisões dos administradores de uma empresa/instituição. “Há uma gama ampla de conhecimentos na área. O profissional da contabilidade tem domínio em diversos campos como legislações, procedimentos, projetos e demais áreas”, explica.
Atualmente, o escritório de contabilidade trabalha com apuração mensal de impostos, abertura e encerramento de empresas, emissão de balanços e demonstrativos, folha de pagamento, declaração de imposto de renda e consultoria tributária e patrimonial. Marcio ressalta que quem tem interesse em ingressar na área precisa ser dedicado e estar aberto para constante aperfeiçoamento, além de gostar de rotina. “É uma profissão gratificante, pois se tem contato com várias pessoas de diferentes ramos da sociedade”, enfoca.
Profitti Contabilidade

Uma das empresas são-mateuenses que também atua na área é a Profitt Contabilidade Ltda., que atua há mais de 20 anos no município. O casal formado em ciências contábeis Timóteo Klich e Vera Seide Klich, trabalham com 18 contadores graduados no escritório da empresa e acreditam na contabilidade como principal ferramenta de apoio na gestão empresarial. “Nós prestamos serviços com comodidade e segurança para o cliente, aperfeiçoando constantemente nosso trabalho e proporcionando ao cliente ferramentas para o seu desenvolvimento empresarial e social, sempre obedecendo aos critérios estabelecidos em seu código de ética e na lei”, explica a equipe.
A contabilidade permite determinar se há uma estabilidade financeira, além de estudar a rentabilidade, fluxo de caixa, custos e liquidez da empresa, por exemplo. O contador pode atuar no setor público, assessoria, análise financeira, perícia contábil e também no setor acadêmico.
O raciocínio rápido e a facilidade em se comunicar, muitas vezes mais do que a simpatia pela matemática e pelas ciências exatas, ajudam a definir o perfil deste profissional, que por conta do gradual aumento de representatividade das empresas, se tornam cada vez mais figuras essenciais para o sucesso e lucratividade das companhias de todo o mundo.
- Os desafios de amar o próprio corpo - 9 de março de 2020
- É desvendada a lenda dos túmulos que se uniram no cemitério de São João do Triunfo - 7 de março de 2020
- Jovem são-mateuense de 18 anos publica livro independente de poesia - 6 de março de 2020
Comentários