Se você possui uma empresa ou tem algum vínculo empregatício deve conhecer na prática a importância de um serviço contábil de qualidade. Recolher, classificar, determinar e manipular os dados financeiros (movimentações, valores e quantidade) de pessoas físicas e jurídicas são responsabilidades fundamentais na hora de comprovar a legalidade das ações e investimentos. A área da contabilidade é dividida em:

Financeira: que compreende as operações de pagamentos entre empresas e o exterior. Exemplos: as operações bancárias e operações de compra e venda. A análise do balanço anual serve para fins fiscais e comerciais.

Empresarial: chamada também de contabilidade analítica, compreende o uso de cálculos de custos, ou seja, trabalhando com as classes de custos correspondentes, entre outros.

Vivum Contabilidade

José Marcio Zelinski é contador e um dos proprietários da Vivum Contabilidade e Consultoria Empresarial, localizada na Rua Vitório Biancolini, 1633, Centro de São Mateus do Sul. Telefone para contato: (42) 3532-4589. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Para o contador são-mateuense José Marcio Zelinski, o mercado de trabalho para a área contábil está aquecido. “A necessidade do papel do contador está cada vez maior no mercado, devido à necessidade de obrigações por parte dos governos estadual, municipal e federal”, explica. José Márcio proprietário da Vivum Contabilidade e Consultoria Empresarial junto do contador Hamilton Teodósio Chandoha, conta que conheceu a área profissional por conta do seu primeiro emprego. “Peguei gosto desde o primeiro momento em que tive contato com a profissão”, garante. Trabalhando como office boy e realizando lançamentos de notas fiscais e pequenos cálculos, gradativamente o empresário foi aprendendo tudo que necessitava para trabalhar na área.

Formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), na época chamada FACE, durante a graduação, o contador estudou disciplinas que foram fundamentais para seu desenvolvimento profissional. Para Marcio, o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações de forma estruturada e clara para a tomada de decisões dos administradores de uma empresa/instituição. “Há uma gama ampla de conhecimentos na área. O profissional da contabilidade tem domínio em diversos campos como legislações, procedimentos, projetos e demais áreas”, explica.

Atualmente, o escritório de contabilidade trabalha com apuração mensal de impostos, abertura e encerramento de empresas, emissão de balanços e demonstrativos, folha de pagamento, declaração de imposto de renda e consultoria tributária e patrimonial. Marcio ressalta que quem tem interesse em ingressar na área precisa ser dedicado e estar aberto para constante aperfeiçoamento, além de gostar de rotina. “É uma profissão gratificante, pois se tem contato com várias pessoas de diferentes ramos da sociedade”, enfoca.

Profitti Contabilidade

O contador Timóteo Klich é um dos proprietário da Profitt Contabilidade Ltda., localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1077, Centro de São Mateus do Sul. Telefone para contato: (42) 3532-1133.

Uma das empresas são-mateuenses que também atua na área é a Profitt Contabilidade Ltda., que atua há mais de 20 anos no município. O casal formado em ciências contábeis Timóteo Klich e Vera Seide Klich, trabalham com 18 contadores graduados no escritório da empresa e acreditam na contabilidade como principal ferramenta de apoio na gestão empresarial. “Nós prestamos serviços com comodidade e segurança para o cliente, aperfeiçoando constantemente nosso trabalho e proporcionando ao cliente ferramentas para o seu desenvolvimento empresarial e social, sempre obedecendo aos critérios estabelecidos em seu código de ética e na lei”, explica a equipe.

A contabilidade permite determinar se há uma estabilidade financeira, além de estudar a rentabilidade, fluxo de caixa, custos e liquidez da empresa, por exemplo. O contador pode atuar no setor público, assessoria, análise financeira, perícia contábil e também no setor acadêmico.

O raciocínio rápido e a facilidade em se comunicar, muitas vezes mais do que a simpatia pela matemática e pelas ciências exatas, ajudam a definir o perfil deste profissional, que por conta do gradual aumento de representatividade das empresas, se tornam cada vez mais figuras essenciais para o sucesso e lucratividade das companhias de todo o mundo.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O constante aprendizado de quem contribui e faz a história
Nutricionista: o profissional que investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar sua saúde
Assistente Social: profissional que luta pela garantia ao acesso dos direitos da sociedade através das políticas públicas

Deixe seu comentário

*