(Fotos: Acervo Pessoal)

O Brasil está entre os países que mais registraram a abertura de empresas na última década. Com isso, milhares de pessoas passaram a se deparar com paradigmas similares sobre como fazer seus negócios crescerem, conquistar clientes e criar um nome de credibilidade. Da mesma forma, empresas familiares tradicionais se viram em um mundo em transformação, com novos meios de comunicação e formas de vender ou prestar serviços.

É para empreendedores que buscam expandir seus negócios e melhorar seu ambiente de trabalho que se destina a mentoria prestada pela coach Edna Cagol. Com mais de 15 anos de experiência no mercado e centenas de consultorias realizadas em mais de cinco estados, a Mentoria Estratégica de Edna Cagol está disponível em São Mateus do Sul e região.

“Acho que isso está no meu DNA”, comenta Edna sobre o que a motivou a atuar como mentora. “Eu vi que tinha um feeling muito forte, um olhar além do aparente, tanto no pessoal quanto no profissional, principalmente na questão de estratégia de vendas que para mim é algo muito forte e fácil, então resolvi passar esse conhecimento para as pessoas”.

Edna ressalta que quando se depara com uma situação de difícil resolução, não foca no problema mas sim na solução e nos resultados. “Para as coisas acontecerem você precisa ter as pessoas certas no lugar certo”, destaca Edna. Dessa forma, em suas mentorias, sempre busca compreender a totalidade dos movimentos que estão acontecendo na atmosfera da empresa, quais as potencialidades que existem e quais ajustes podem ser feitos. Confira algumas respostas que Edna Cagol nos deu sobre sua atuação:

Quem pode buscar pelos teus serviços?

Hoje, o meu foco são as pequenas e médias empresas que estão em busca de evolução, pois o meu trabalho tem o diferencial de que sempre vem com o alinhamento pessoal. Uma coisa reflete diretamente na outra, o teu pessoal reflete no profissional e este naquele. Sempre digo: meu olhar é além do aparente.

Quais as principais técnicas e estratégias que você já aplicou durante esses 15 anos de trabalho?

Eu entendo muito o movimento e a técnica sempre avalio. Uma questão muito interessante que tenho visto, pois acabo sendo chamada bastante por redes de franquia, é que por vezes a franquia é a mesma, o método é o mesmo, mas o que vou trabalhar em uma franquia e em outra é completamente diferente. Então o método e as técnicas eu sempre trago da minha formação tanto de coach como das Constelações Sistêmicas, a mentoria e então faço uma união de tudo isso para entender qual é a melhor. Mas o principal que eu trabalho hoje é o método experiencial. Ele acontece por meio de uma dinâmica de jogos, o que deixa tudo mais descontraído e eu consigo ver realmente o movimento que a empresa está passando no momento.

Treinamento “Entender para Aprender” para os colaboradores da Parada Pinoli do Grupo Ravanello.

As mentorias com Edna Cagol trazem clareza, alinhamento e reflexão. Muitas vezes você sabe que precisa mudar e quer mudar, porém, você jamais mudará se não tiver plena consciência e clareza de como fazer isso. Esse é o principal motivo pelo qual gosto do trabalho dela. A Edna faz com que você reflita, traz soluções que muitas vezes você não enxerga por estar tão focado nos problemas. Nas mentorias com ela, não tem meio termo. Para qualquer situação que você leve você terá uma solução, com planejamento e gestão! Como ela diz: Simples assim!

Nem sempre é fácil fazer o que precisa ser feito e as mentorias me fizeram agir de forma certa e no tempo certo! Hoje posso dizer que tenho uma visão muito mais ampla de tudo à minha volta e agradeço a Deus por ter colocado a Edna no meu caminho, que além dessa grande profissional é uma mulher iluminada. Hoje, além de minha mentora é uma grande amiga. Aliás, ela não mistura as coisas e isso é o melhor de tudo! Sempre digo que com ela a gente ouve o que PRECISA ouvir, não o que QUER ouvir, o que faz dela ainda mais profissional trazendo os resultados que você busca, sem dúvidas ela é excelente!

– Aline Hamester

Mentoria realizada no laboratório de patologia humana Phd de Curitiba, que está em expansão para São Mateus do Sul e Irati.

A Edna surgiu na nossa vida em um momento muito delicado da empresa, onde estávamos prestes a abrir mão de tudo…

Em oração, pedimos direção para Deus e, como uma cartada final, embarcamos em um curso de uma renomada instituição e foi lá que conhecemos a Edna… Deus cuida tanto da gente, que na época não tínhamos condições financeiras para arcar com uma mentoria e Ele tocou no coração dela que nos ofereceu um acompanhamento gratuito durante um período. E podemos dizer que foi fundamental… encontramos uma pessoa que acreditou em nosso potencial e não focou na fase em que estávamos vivendo. Ali, percebemos que ela trabalhava por prazer de ver vidas transformadas… e foi o que aconteceu conosco!

Começamos a caminhar juntas, sempre com todo apoio e carinho da mesma, em todos os momentos, a qualquer hora e também em diversas situações, seja pessoal ou profissional. Na hora do desespero, do “não saber como proceder”, ali estava ela… sempre nos ativando, tirando da zona de conforto, trazendo o inconsciente para o consciente que, às vezes, através de um simples questionamento, encontrávamos todas as respostas que precisávamos.

E assim temos caminhado, nossa identidade foi ativada, encontramos o real propósito da nossa vida e da empresa, estamos sempre em movimento, como diz ela: “No ritmo do sucesso”. Não deixamos o medo e a insegurança nos travar, entendemos que o dinheiro é consequência e, com tudo isso, estamos crescendo e desenvolvendo a cada dia. Não existe mais problema que nos tira o sono, temos prazer em nossa jornada, a empresa já se encontra em outra fase, está em um processo muito grande de expansão com várias vidas sendo transformadas e ainda temos muitos outros projetos.

A Edna foi e tem sido um instrumento usado pelo Senhor para abençoar nossas vidas, se tornou, além de mentora, uma grande amiga, uma pessoa que faz parte da nossa família e o sentimento que resume tudo que ela fez e têm feito por nós é de gratidão!!!

Juntas nós somos mais fortes e vamos além, como diz em Provérbios 15:22: “Onde não existe conselho fracassam os bons planos, mas com a cooperação de muitos conselheiros há grande êxito”.

– Rinelly e Michelly, proprietárias da Toque Natural, empresa referência em cursos na área da beleza.

Mentoria estratégica empresarial realizada na Central Sul veículos

Existe alguém em que você se espelha ou tem como referência?

Então, eu venho da formação do Paulo e da Camila Vieira, que hoje são referências de coach no Brasil. Também busquei o Anthony Robbins, pois passei pelo treinamento dele nos Estados Unidos. Aí tenho muitas referências de mulheres reais, de muito perto, inclusive aquelas que estou ajudando com o alinhamento pessoal e profissional.

Diferentes cidades, diferentes populações e épocas diferentes interferem nos resultados que os empresários vão obter?

Totalmente! Porque cada um traz algo específico. Existem bilhões de pessoas no mundo e ninguém é exatamente igual. Em uma empresa ou em uma família é exatamente assim, então por isso temos que entender as pessoas. Ninguém faz o que faz sem motivo, é pelo histórico que traz, pelo que viveu, ouviu e sentiu desde a infância.

Dos trabalhos que já fez, qual o mais marcante para você?

Ah, são vários! O mais marcante para mim é uma empresa familiar de Belo Horizonte. São duas irmãs que assumiram o que os pais construíram (Rinelly e Michelly). Estou com elas já faz quatro anos e transformaram essa empresa. Tanto é que nós estamos entrando para o quarto ano e hoje elas estão em expansão nacional. Tem uma frase minha que começou a rodar muito na internet que é “no ritmo do sucesso”. Aí as pessoas começaram a me perguntar o que é esse ritmo do sucesso e eu respondo com o exemplo: muitas pessoas me dizem que estão cansadas, sobrecarregadas, eu respondo que é porque elas estão no ritmo do sucesso, que é fazer o que precisa ser feito. Não se trata de fazer o que “eu quero”, mas entender onde quer chegar e investir nesse objetivo. Enfrentar o caminho é necessário para chegar a outro nível.

É possível caminhar no ritmo do sucesso durante uma pandemia?

É a melhor hora. Aqui tem muito aprendizado. Nada disso que está acontecendo hoje é por acaso, tanto é que muitas empresas estão prosperando por causa da pandemia. Isso porque elas usaram esse momento para rever muitos pontos e construir novas estratégias. O que aconteceu com as empresas que caíram? A pandemia não provocou isso, acontece que elas já não estavam bem. A questão é fazer as coisas que precisam ser feitas. Eu posso arrumar uma desculpa para algo ou ressignificar em cima de algo que já tenho e escrever uma nova história. O COVID-19 acelerou o futuro. Coisas que iriam acontecer daqui a 10, 15 ou 20 anos, aconteceram nesta jornada de um ano e meio.

Você já comentou de onde veio e onde está agora. E para o futuro, o que pretende?

A minha meta é cada vez mais trazer esse olhar das possibilidades para as pessoas e para as empresas. Principalmente trazer essa questão que é muito simples, porém que não é fácil: você ressignificar algo.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
WE Materiais Elétricos e Hidráulicos reinaugura loja
Max-Lider apresenta empresas, personalidades e imprensa destaques de 2017
Bloco da Tenda Pub promete trazer aos são-mateuenses um carnaval diferenciado