Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Nossa história: um livro, uma vida, um encanto

Livro didático traz a história de São Mateus do Sul às crianças de nossa cidade. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Lançado em meados de 2015, o livro “São Mateus do Sul – Espaço e História” que é dividido entre história e geografia de São Mateus do Sul foi planejado e produzido pela Prefeitura Municipal, com o apoio do Conselho do Jovem Empresário de São Mateus do Sul (Conjove), sobre responsabilidade da professora Hilda Jocele Digner Dalcomuni e demais colaboradores que atuavam na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) naquela gestão. O livro é resultado de dois anos de uma pesquisa que envolveu profissionais de diversas áreas, que escreveram e sintetizaram a história do município, resgatando valores históricos, religiosos, artísticos, turísticos e culturais. Dividido em três capítulos, o livro traz ainda exercícios e sugestões de leituras e pesquisas complementares – todas com o foco principal nas peculiaridades do nosso município.

Atuando na Casa da Memória Padre Bauer desde 2012, Hilda, professora da rede municipal de ensino são-mateuense há 32 anos, pôde centrar-se em sua formação profissional (história) empenhando-se fielmente na pesquisa e registro histórico de São Mateus do Sul. Seu primeiro passo, foi alavancar uma pesquisa sobre a história da erva-mate em nossa cidade e toda sua correlação com o município em termos de economia, cultura e desenvolvimento, surgindo assim uma rica pesquisa bibliográfica, a mesma que deu origem aos primeiros passos para a conquista da Identificação Geográfica e de Procedência da hoje considerada como a melhor erva-mate do mundo pelos são-mateuenses.

Em seguida a professora foi instigada a criar uma cartilha didática aos alunos da rede municipal de ensino com o objetivo de levar o conhecimento sobre a história do mate. Para tanto, a missão da realização do projeto foi aumentada e o desafio tornou-se ainda maior, pois a partir deste momento se enquadraria toda a história de São Mateus do Sul em apenas um livro, que tão logo estaria nas mãos de alunos e professores. Em 2014, Hilda iniciou sua peregrinação objetivada em dar o melhor de si para a criação de algo histórico e de suma importância para cada criança de nossa cidade, pois não existiam nenhum livro que pudesse ser trabalhado junto dos alunos numa orientação verdadeiramente pedagógica. “Foram dias e mais dias, noites e mais noites em meio a pesquisas, leituras e anotações. Eu estava aficionada no desenvolvimento desta obra que posso afirmar: é a minha vida!”, afirma a professora.

Após meses de empenho total e mútuo, o primeiro livro didático sobre a história de São Mateus do Sul chegou às mãos das crianças são-mateuenses que num primeiro momento teriam a maior riqueza de suas constituições cidadãs, o conhecimento da sua própria história baseada em um livro. “Meu trabalho foi feito para alunos e professores”, garante a autora que ainda complementa, “eu como professora, há 32 anos no município digo: não tínhamos um material desse, és o primeiro e único – é o meu maior orgulho, os alunos merecem”.

A professora que fez história

Hilda Jocele Digner Dalcomuni já completará 50 anos, é graduada e especialista em história pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), de União da Vitória e atua como professora em São Mateus do Sul há 32 anos. É professora nas esferas municipais e estaduais como professora de História. Filha de Emílio Digner (in memória) e Hilda Staniszewski Digner, trabalha há 6 anos na Casa da Memória Padre Bauer e possui inúmeros planos para nossa querida São Mateus do Sul.

Alexandre Müller

Alexandre Müller

Repórter | E-mail para contato: alexandre@gazetainformativa.com.br
Alexandre Müller
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: