Política e Cidadania

Nova mesa diretora da Câmara de Vereadores toma posse na primeira semana de 2019

Posse da mesa diretora é o primeiro ato do legislativo municipal em 2019. Na foto os membros eleitos por unanimidade. Da direita para a esquerda: Geraldo de Paula e Silva, Nereu Edmundo Dal Lago, Jackson Machado e Miguel Magnani Júnior. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Em sessão extraordinária realizada no dia 2 de janeiro, a Câmara Municipal de Vereadores empossou os novos membros da Mesa Diretora do legislativo são-mateuense, que assumem as responsabilidades na primeira sessão do ano, previamente marcada para ocorrer no dia 4 de fevereiro.

A Mesa Diretora que atuará no biênio 2019/2020 é composta por: presidente, Nereu Edmundo Dal Lago; Vice-presidente, Geraldo de Paula e Silva; 1º Secretário, Miguel Magnani Júnior e 2º secretário, Jackson Machado.
O processo eleitoral que elegeu a mesa aconteceu no dia 10 de dezembro de 2018, durante a realização da 44ª sessão ordinária da Câmara. A chapa foi a única inscrita para o pleito e posteriormente foi eleita com votos favoráveis de todos os vereadores.

 

A Mesa Diretora é um colegiado composto por 4 vereadores, responsáveis pela condução do processo legislativo na Câmara Municipal de São Mateus do Sul e que a cada dois anos é eleita pelo conjunto dos 9 parlamentares. Sua composição atende, tanto quanto possível, a participação proporcional dos partidos políticos representados na Casa. As funções da Mesa Diretora e de seus membros estão descritas na Lei Orgânica do município.

Dentre as competências e responsabilidades da Mesa Diretora se enquadram: enviar ao prefeito até o dia 1º de março as contas do exercício anterior; elaborar e encaminhar até 31 de agosto, anualmente, a proposta orçamentária da Câmara, a ser incluída no orçamento do município; propor ao executivo a criação ou extinção de cargos da secretaria da Câmara; e a fixação dos respectivos vencimentos.

Participaram da solenidade de posse, o prefeito Luiz Adyr Gonçalves Pereira e o representante da Unidade Petrobras Six, Adnelson Campos, que parabenizaram os vereadores eleitos para compor a Mesa Diretora e os desejaram sorte nos trabalhos da casa nos dois próximos anos.

O presidente reeleito para a gestão 2019/2020, agradeceu os presentes e elencou o fato de receber o apoio de todos os vereadores, graças à uma gestão que visa seguir o regimento interno da Casa de Leis. “Agradeço a colaboração dos colegas vereadores que também colaboraram para que as expectativas de trabalhos dentro da casa fossem cumpridas sem maiores problemas, sempre com muita discussão e respeito, facilitando os trabalhos.”

Segundo Nereu, a expectativa para os próximos dois anos é muito grande, com diversas ideias para serem colocadas em prática, projetos para serem analisados, discutidos e votados, além de fazer valer o papel de vereador de legislar em prol ao município.

Alexandre Müller
Alexandre Müller

Últimos posts por Alexandre Müller (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Mais de 11 mil são-mateuenses votam no presidenciável Bolsonaro (PSL) e quase 7 mil eleitores optam por Haddad no primeiro turno das eleições
Prefeitura assina Contrato de Concessão de uso no Distrito Industrial
Criação de sistema de inspeção de produtos no município causa debate entre vereadores