Geral

Novo Arcebispo de Curitiba celebrará Missa do Crisma para a Diocese de União da Vitória

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Nesta quarta-feira, 01 de abril, acontecerá a tradicional Missa dos Santos Óleos ou Missa do Crisma.

Esse ano, a celebração será no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Rio Claro do Sul – distrito de Malett – PR com início às 19h.

A novidade desse ano é que a Missa será presidida pelo novo arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, que tomou posse da Arquidiocese no último dia 19 de março.

A Missa dos Santos Óleos reúne em torno do Bispo, o clero da diocese (padres e diáconos) e uma representação das comunidades paroquiais que formam a diocese. Esta missa caracteriza uma ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, e nela, os padres presentes renovam suas promessas sacerdotais.

Todo padre na sua ordenação é ungido pelo óleo significando a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex 29,7). Mesmo edifícios e objetos podem ser consagrados com a unção do óleo (Gn 28,18). O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo também alivia as dores e fortalece os cristãos, tornando-os mais ágeis e menos vulneráveis.

O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. Na Diocese de União da Vitória por uma questão pastoral, ou seja, da prática das atividades dos padres na quinta-feira Santa, essa celebração é sempre feita na noite da quarta-feira, véspera da quinta-feira Santa.

Nessa Missa são abençoados pelo bispo, os seguintes Óleos: 

Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Serviço:

Missa dos Santos Óleos

Dia e Horário: 01 de abril às 19 horas

Local: Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário – Rio Claro do Sul.

Como chegar: Para se chegar ao Santuário, quem vai de União da Vitória sentido São Mateus do Sul, no trevo antes de chegar no Posto Amigão, (Fluviópolis) – São Mateus do Sul – PR, o Santuário fica a 9 Km, saindo da BR 476, bem no trevo onde fica a Cooperativa Cargil, no Km 306.

 Texto: Marcelo S. de Lara / Com informações de Stephany Bravos – Assessoria de Comunicação

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Machado de Assis: um intelectual negro
Mercados são-mateuenses criam expectativas na venda de produtos de Páscoa
Doces, uma paixão sem fim

Deixe seu comentário

*