Dom Walter Jorge Pinto será o novo Bispo. (Foto: Divulgação)

Neste sábado (27), a Diocese de União da Vitória terá a tomada de posse do seu 4º Bispo Diocesano. A cerimônia se dará na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória, com missa solene às 10h. O Rito se dará dentro da Catedral, quando Dom Walter Jorge Pinto, de 56 anos, novo Bispo escolhido para União da Vitória, recebe das mãos do arcebispo metropolita, Dom José Antônio Peruzzo, o báculo (espécie de cajado, representando seu ofício de Pastor na Diocese), e assume a Cátedra, (cadeira destinada ao bispo diocesano) na igreja. Após o rito seguirá a santa missa campal, em frente à igreja Catedral.

Além de inúmeros fiéis leigos (as) diocesanos (as), diáconos, padres, e bispos de todo o Paraná estarão presentes. A cerimônia contará com lideranças da sociedade civil das cidades de União da Vitória, Porto União, e cidades vizinhas. Bispos de outras dioceses e da arquidiocese de Mariana – MG, onde Dom Walter Jorge viveu seu ministério presbiteral, bem como familiares, também estarão na solenidade.

Antecedendo ao dia da posse, na sexta-feira (26), será realizada uma sessão de acolhida a Dom Walter Jorge, no Salão Paroquial da igreja do Rocio, em União da Vitória, às 20h30. Contando com pronunciamentos de lideranças leigas e religiosas, o evento, que será aberto ao público, oferecerá também uma sessão cultural, com apresentações de grupos étnicos.

Biografia de Dom Walter Jorge:

Dom Walter Jorge Pinto é natural da cidade de Ubá (MG). Nasceu em 12 de fevereiro de 1963, e ingressou no Seminário São José, na arquidiocese de Mariana, em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Dom Walter também é graduado em agronomia, pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com mestrado na área de Fitotecnia.

Ordenado padre em 2002, por dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na arquidiocese de Mariana – MG, atuou na paróquia de São Sebastião, em Pedra do Anta (MG), na paróquia São João Batista, em Viçosa, e na paróquia Nossa Senhora de Fátima, também em Viçosa. Foi assessor da Pastoral Familiar, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

Antes de sua nomeação para União da Vitória, era pároco da paróquia São José Operário, na cidade de Barbacena – MG. Dom Walter Jorge foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo para a Diocese de União da Vitória, no dia 09 de janeiro de 2019, e sagrado bispo, na cidade de Viçosa, no dia 30 de março de 2019. Dom Walter Jorge será o 4º bispo da Diocese de União da Vitória – PR.

SERVIÇO:

Assunto: Posse do 4º Bispo Diocesano

Data e Hora: 27 de abril, às 10h

Local: Igreja Catedral, em União da Vitória – PR

ASSUNTO: Acolhida do Novo Bispo de União da Vitória

Data: 26 de abril, às 20h30

Local: Matriz Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória

*Aberto a todo público.

Fonte: Comunicação Diocese de União da Vitória

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
28ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece em São Mateus do Sul
A simplicidade no caminho de encontro ao amor de Deus
Vibração Jovem 2018 reúne mais de mil jovens em momento de evangelização em São Mateus do Sul

Deixe seu comentário

*