Entusiasmados com a ação promovida pela Páscoa Ouro Verde – Compartilhando o Amor, são-mateuenses enfeitam a cidade. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

O clima de Páscoa já chegou pelas ruas de São Mateus do Sul! Toda a mobilização faz parte da Páscoa Ouro Verde – Compartilhando o Amor, que busca aproximar os moradores do município com a cidade, incentivando a colaboração de todos. A realização do projeto de Páscoa está sendo organizada pelos grupos da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo (NDE), e IG-Mathe. A Prefeitura Municipal apoia a mobilização.

Iniciando na sexta-feira (15), as decorações artesanais foram preparadas nas principais ruas do município pelos alunos da rede estadual e privada de ensino. A criatividade tomou conta quando as ruas dedicadas às etnias presentes na cidade foram lembradas pelas instituições que abraçaram a ação: brasileiros, poloneses, ucranianos, espanhóis, alemães, italianos, libaneses e japoneses foram homenageados com muitas cores e representatividade, demonstrando a pluralidade do povo são-mateuense.

Grupos de empresários e comerciantes também se mobilizaram e apoiaram o projeto Páscoa Ouro Verde, enfeitando a fachada e parte interna de suas empresas com árvores secas que representam o renascimento da Páscoa. Durante a mobilização dos alunos, os empresários e vizinhos das ruas também se reuniram para juntos, realizarem uma partilha de lanches para os voluntários que enfeitavam as ruas. “É lindo demais ver todos esses jovens cuidando de nossa cidade”, expressa a empresária Nigia Gogola.

Luciano Castilho, presidente da ACIASMS, acredita que a mobilização entre empresários e a comunidade é essencial para valorizar a cidade. “Atualmente a população está acostumada em focar apenas no negativo, e esquecem de valorizar a cidade que vivem e as novidades que estão surgindo. A Páscoa Ouro Verde injeta pertencimento, união e como enfatiza em seu nome, compartilha o amor”, destaca.

Segundo Claudia Niziol, coordenadora do curso técnico em meio ambiente do Colégio Estadual São Mateus (CESM), responsável pela decoração do trevo da Rua Ulisses Faria, próximo a BR-476, os alunos e toda a equipe do CESM passaram por um preparo planejando toda a decoração da Páscoa Ouro Verde. “Na sexta-feira trabalhamos incansavelmente para que tudo estivesse lindo a tarde… E como ficou!”, expressa. Os alunos do curso técnico plantaram mudas de flores e demais plantas ornamentais no espaço. “Foram eles que organizaram esse projeto paisagístico. Conseguimos até uma carroça para enfeitar o espaço”, conta a coordenadora, que agradece a equipe da Microxisto pela doação das plantas.

Porém, durante a madrugada de sexta para sábado (16), moradores relataram que alguns enfeites desapareceram das ruas da cidade. “Me entristece saber que existem pessoas que tem o prazer de mexer, tirar, destruir e até mesmo levar os objetos embora. Vamos cuidar da nossa cidade pessoal! Vamos dar exemplo para nossas crianças que estão encantadas com os ovos e coelhos da Páscoa. Deixemos que essa magia entre em nossos corações e tornem as pessoas mais felizes e alegres. Vamos dizer não ao vandalismo!”, enfatiza a professora.

Ajude a cuidar da decoração de Páscoa de São Mateus do Sul!

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Ação voluntária reforma viatura para o Corpo de Bombeiros
São-mateuense coleciona mais de 150 bonecas
Passeio ciclístico Pedala Bicho acontecerá em São Mateus do Sul