Histórias de Terra e Céu

O encontro do Profeta e do Feiticeiro


A noite de 17 de dezembro promete ser mágica. No Centro da Juventude teremos o encontro entre o Feiticeiro que mudou a história da cidade e o Profeta mais carismático que esta terra já conheceu. Embarque comigo nesta história!

O Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHG-SMS) foi fundado em 19 de dezembro de 2014. Foi idealizado pelo professor Mário Deina que conseguiu reunir um grupo de apaixonados por História e Geografia. Nestes dois anos o grupo trabalhou de forma silenciosa, elegendo sua primeira Diretoria, firmando parcerias, redigindo o estatuto da entidade, conseguindo registrá-la como Pessoa Jurídica, criando página no facebook e produzindo a logomarca.

Durante 2016 o Instituto começou a mostrar a sua cara apoiando projetos de pesquisa. O projeto Passeio das Árvores que resgatou aspectos importantes da arborização urbana de São Mateus, foi um destes projetos, que teve participação ativa de membros do Instituto. Eu mesmo tive o orgulho de ver o nome do Instituto em dois “filhos” meus: o livro “O Imortal Coronel Bodziak” e o projeto “Dois Minutos de História”. Outro projeto interessante do IHG-SMS que ficou para 2017 é o “São Mateus do Sul no tempo e no espaço”, que fará a capacitação de professores de escolas públicas.

Mas antes de acabar o ano de 2016, o Instituto ainda promete um evento que será um verdadeiro presente de Natal para os são-mateuenses. No próximo dia 17, às 19h30 no Centro da Juventude haverá a celebração do segundo aniversário do IHG-SMS, com a posse das duas primeiras “cadeiras” do Instituto. Mas que raios são estas “cadeiras”? Logo após redigir o Estatuto, os membros do IHG-SMS listaram uma relação de vultos históricos, pessoas que contribuíram para engrandecer o município. Não se tratavam de grandes políticos ou homens de posse. O critério para entrar na lista era a real contribuição para a história local. Essa lista nomeou as “cadeiras” do Instituto.

Na metade deste ano, através de um edital, nós fomos desafiados a escolher dois “vultos” desta lista e fazer uma pesquisa séria, resgatando a vida dos mesmos, e apresentar este resgate de forma a ocuparmos as primeiras cadeiras do Instituto. A professora (e doutora) Alcimara Foetsch escolheu pesquisar o Profeta João Maria, e este maluco que vos escreve escolheu resgatar a vida do “feiticeiro” Roberto Angewitz, o gênio do xisto. Interessante notar que dentre tantos “vultos” foram escolhidos um andarilho (o Monge) e um homem que nem completou o ensino básico (o Perna-de-Pau).

Mas o que fez estas pessoas serem tão especiais? Bom, para saber isso você vai ter que ir ao Centro da Juventude no próximo dia 17, às 19h30, e viajar conosco na história da nossa terra. Nós estaremos lá, esperando você, junto com o Profeta João Maria e o feiticeiro Perna-de-Pau.

Até a próxima semana e céus limpos para todos nós!

Gerson Cesar Souza
Últimos posts por Gerson Cesar Souza (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Almas gêmeas…
Nascimento e Morte das Estrelas
A primeira vez que um Governador visitou São Mateus do Sul