Máquina do Tempo

O nome que completa 104 anos

(Acervo Pessoal)

Bronislau Bauer, o nome que carrega a Casa da Memória de São Mateus do Sul, foi dado em homenagem ao pároco polonês que atuou na igreja matriz durante sua construção, entre os anos de 1960 e 1966. Nascido em 19 de outubro de 1914, ano que iniciou a Primeira Guerra Mundial, resolvi homenageá-lo na coluna dessa semana. Sua vocação para o sacerdócio foi precoce, em 1925 aos 11 anos de idade, ele entrou para o Seminário dos Padres Vicentinos da Cracóvia, na Polônia. No dia 28 de outubro de 1939, ano do início da Segunda Guerra Mundial, recebeu a ordenação de seu sacerdócio pelas mãos do Bispo Baziak, e foi atuar como Capelão de Kurozwenkl e catequista em escolas públicas.

Durante a ocupação nazista na Polônia, padre Bauer foi capturado e preso. Passou por torturas nos campos de concentração de Gross-Rosen, Dora e Bergaribelsen, na Alemanha. Liberto, após o fim da guerra, voltou a atuar em escolas públicas. Veio para o Brasil no ano de 1950, e por dois anos, foi professor no Seminário Menor São Vicente de Paula, em Curitiba. De 1956 a 1959, foi administrador de um dos principais jornais poloneses do país. O Jornal LUD, um jornal dedicado à comunidade imigrante, publicado exclusivamente em língua polonesa. Passando por diversas cidades do interior paranaense, como Imbituva, Guaraqueçaba e até mesmo Itaiópolis em Santa Catarina, atuou em paróquias, setores da comunidade, escolas e seminários. Seu falecimento se deu em 9 de maio de 1986 aos 72 anos de idade, na cidade de Contenda, onde trabalhou na paróquia local até o fim de sua vida.

Acadêmica de bacharelado e licenciatura em História pela UFPR (2015), membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (2016), e atua como monitora no Museu Egípcio e Rosacruz de Curitiba (2016). Mesmo sendo sua área de pesquisa a História Antiga, é apaixonada pela História Regional.

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
I Want to Believe made in Samas
Um pouco sobre a História das comemorações Juninas
VOTES FOR WOMEN Made in Brazil

Os comentários estão fechados