Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

O perigo mora a um click de distância

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Olá amigo leitor, essa semana quero trazer uma reflexão que envolve o crescente uso das redes sociais – como Facebook, Instagram, Youtube, etc – e a influência que elas exercem sobre as pessoas, acarretando perigos a saúde.

Neste artigo, em especial, falaremos sobre os perigos para a saúde bucal. Em uma pesquisa rápida sobre o tema “clareamento dental”, em um site de busca, encontro 182 mil resultados indicando receitas “caseiras” com produtos como bicarbonato, carvão, água oxigenada, limão e até casca de banana. Muitas destas pesquisas direcionam para vídeos tutoriais, aonde leigos ensinam um passo a passo de como realizar estas receitas.

Esta semana, em especial, me espantei com um vídeo da internet aonde um leigo ensina como fazer a drenagem de um abscesso dental (infecção) em casa com o auxílio de uma tesoura. Resultados como este me preocupam porque muitas alterações na boca tem reflexo direto na saúde geral do indivíduo. A saúde bucal é uma parte do organismo como um todo, problemas bucais podem levar a casos graves de hospitalização e internação.

O meu objetivo com este artigo é alertar as pessoas pra que não acreditem nas receitas milagrosas que envolvam a sua saúde e, de um modo especial a saúde bucal, encontradas em redes sociais. Profissionais da odontologia estudam durante muitos anos e constantemente precisam estar em aperfeiçoamentos, atualizações, cursos e especializações pra trazer sempre o melhor tratamento para o seu paciente. Assim, a pergunta que deixo para refletirmos juntos é: se o profissional estuda tantos anos para trazer tratamento de qualidade para o bem estar e a saúde do paciente, por que acreditar em uma pessoa leiga, sem nenhum conhecimento sobre o assunto, que filma uma receita caseira e publica nas redes sociais?

É preciso ser crítico com informações, receitas e tutoriais que encontramos na internet. É preciso, também, gostar de si mesmo e, gostar de si mesmo e cuidar da própria saúde, envolve procurar sempre um profissional especializado no assunto, seja por questão estética, funcional, ou por algum sinal ou sintoma de alteração.

A crescente popularização das redes sociais e o acesso fácil a estes meios estão, de certo moto, ocasionam a desvalorização de diversos profissionais e, não me atenho somente aos dentistas, mas sim a colegas da área de saúde, como esteticistas, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Além disso, outras áreas estão passando pelo mesmo processo, muitos profissionais de administração, arquitetura, comunicação, engenharia e de outras áreas tem sido substituídos pelo que se aprende na internet.

Lembre-se: procure sempre um profissional capacitado. Não acredite nas receitas milagrosas e simples que a internet vem propondo. Muitas vezes, o que parece uma receita inofensiva pode trazer consequências diretas para a sua saúde e qualidade de vida.

Espero ter conseguido despertar uma visão crítica sobre o assunto.

Uma ótima quinta-feira, até a próxima semana!

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Autoexame de Câncer Bucal: Você conhece?
Hipersensibilidade Dentinária
Bruxismo, você sabe o que é?