A Rua do Mate iniciou as obras no dia 5 de dezembro de 2018. No momento está sendo realizada a locação da obra e o aterro para nivelar o espaço. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

A Rua Coberta – ou Rua do Mate como é popularmente conhecida –, está ganhando forma. Para quem passa diariamente pela praça que está em processo de construção, nota as modificações feitas. Os quiosques e o calçamento do antigo local já foram retirados.

Segundo a assessoria da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, no momento está sendo realizada a locação da obra e o aterro para nivelar o espaço. Em seguida será feito a drenagem e depois a fundação para receber as estruturas que estão no projeto, iniciado no dia 5 de dezembro de 2018 e que tem um prazo de 300 dias para sua finalização – contando desde o início.

O tráfego de veículos que passavam pelo local foi bloqueado por questões de segurança. A obra está sendo realizada pela empresa são-mateuense Flama Construções e Serviços Ltda., que é responsável por toda a construção do projeto idealizado pelo Conselho do Jovem Empresário (CONJOVE) – ligado a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS) –, e formados e formandos dos cursos de engenharia civil e arquitetura do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). A obra também está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul.


A obra

Segundo Caciano Caca Souza, um dos idealizadores da Rua Coberta e presidente do CONJOVE durante a elaboração do projeto, uma das principais missões do novo espaço é proporcionar aos moradores algo de bem comum para a sociedade. “Tínhamos a prioridade de dar uma identidade para a cidade e vimos que a erva-mate está presente desde antes da fundação de São Mateus do Sul. Queríamos um local que valorizasse isso”, explica.

O empresário acredita que a construção da Rua Coberta vai potencializar a área cultural, comercial e turística do município, pois será uma estrutura que portará diversos tipos de atividades, logo que o município está localizado em um ponto estratégico do estado, perto dos grandes centros. “Muitas pessoas procuram atividades diferenciadas nos fins de semana, e queremos que São Mateus do Sul faça parte da rota de visitas de turistas”, diz.

A obra também visa se tornar referência para toda região, pois contará com áreas para shows, feiras e praças de alimentação. O projeto prevê a reestruturação por completo do trecho que compreende a Avenida Ozy Mendonça de Lima, esquina com as ruas 21 de Setembro e Paulino Vaz da Silva terá um total de 3.284,05 m² de área e 1.315,90 m² de área coberta.

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeitura instala novos parquinhos infantis em praças da cidade
Audiência Pública aborda a revitalização da Rua Ulisses Faria e criação da Rua do Mate
Prefeitura Municipal disponibiliza cartão de estacionamento para idosos

Deixe seu comentário

*