Arquitetura, Urbanismo e Design

O profissional e suas competências

Começarei a abordagem desta coluna, descrevendo um pouco sobre o surgimento da atividade, a profissão do arquiteto e urbanista e quais as suas competências.

A arquitetura, como atividade, existe desde o momento em que o ser humano começou a buscar proteção, se abrigando contra as intempéries (reações geradas pela ação do tempo, sol, chuva, neve, vento, umidade, temperatura, etc.), e assim sendo, com o passar do tempo começando a desenvolver técnicas de construção.

O arquiteto e urbanista é o profissional que adquire ao longo de sua formação e qualificação profissional, conhecimentos necessários para desenvolver diversas atividades, estudando maneiras para projetar e organizar espaços externos e internos, com conforto, estética e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena construções e reformas, de maneira segura, pensando em sua economia, manutenção e sustentabilidade.

Alguns dos projetos realizados são: projeto arquitetônico para áreas residenciais e comercias (residências, lojas, prédios, empreendimentos comerciais, etc.), projetos relacionados ao conforto térmico e acústico, projetos de paisagismo, projeto de interiores (iluminação, paginação de piso e gesso, iluminação, mobiliário, etc.) e projeto urbanístico (planejamento de cidades, praças, mobilidade urbana, etc.).

O arquiteto e urbanista ainda atual realizando consultoria e acompanhamento de obras, atividades necessárias para que o projeto seja executado adequadamente, e exatamente como projetado.

Na coluna desta semana procurei fazer uma breve introdução sobre o profissional e suas competências. Continuarei abordando nas próximas edições, sobre as principais atividades que envolvem a arquitetura e o urbanismo, porém, detalhando cada uma delas. Até a próxima edição!

Arq. Rafael Ribacz Ramos
E-mail: contato@ribacz.arq.br
Site: www.ribacz.arq.br
WhatsApp / Fone: (42) 8816-8104

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Piscinas – Dicas para escolha e implantação
Apresentação
A importância da Arquitetura Corporativa