Arquitetura, Urbanismo e Design

O projeto arquitetônico e suas etapas

Na última edição abordei um pouco sobre o profissional (arquiteto e urbanista) e suas principais atividades, e conforme prometi, nesta edição e nas próximas, estarei abordando um pouco mais sobre essas atividades. O tema de hoje será referente ao projeto arquitetônico, afinal, o que é um projeto arquitetônico?

O projeto arquitetônico é uma das etapas de um projeto de edificações, é através do projeto de arquitetura que o arquiteto materializa a ideia do espaço, define a funcionalidade, qualidade, estética e harmonia, trabalhando com a forma e a função do projeto idealizado. O projeto arquitetônico é a concepção projetual, sendo o condicionante dos demais projetos que envolvem a área da construção civil.

Um projeto de arquitetura é constituído basicamente de 5 etapas, sendo elas:

– Levantamento de dados: É o estudo das característica do terreno, solo e seu entorno, a sua localização, necessidades e objetivos do cliente;

– Estudo preliminar: Após o estudo, levantamento de dados e a obtenção de todas as condicionantes que envolverão o projeto, o arquiteto já poderá desenvolver o esboço inicial, dando início a elaboração da planta e processo volumétrico, sendo acompanhado de perto pelo cliente e só passando para a próxima etapa após aprovação deste estudo inicial.

– Anteprojeto: Como próprio nome já diz, ele antecede o projeto legal e executivo, é nesta etapa que são definidas as características e as dimensões do projeto como um todo. É desenvolvido a elaboração da planta baixa, com especificações de cada ambiente, cálculo de áreas, volumetrias, estrutura da edificação, planta de cobertura e instalações. Só é iniciada a próxima etapa após a apresentação do projeto e a aprovação do cliente.

– Projeto Legal: Esta etapa tem como objetivo a aprovação do projeto perante a prefeitura, o projeto de arquitetura deve estar de acordo com todas as normas indicadas pelos órgãos competentes, cada município possuí suas normas e devem ser atendidas para que o projeto seja aprovado.

– Projeto Executivo: Esta é a última etapa do projeto de arquitetura, aqui entra a parte do detalhamento construtivo do projeto, é uma parte muito mais técnica, pois, é através desse detalhamento que uma obra é executada adequada e corretamente.

Nesta edição abordei sobre o que é um projeto arquitetônico e as suas etapas, na próxima edição continuarei falando sobre o projeto de arquitetura, irei abordar a sua importância e o que deve ser considerado para ter um projeto de qualidade. Espero vocês na próxima edição.

Arq. Rafael Ribacz Ramos
E-mail: contato@ribacz.arq.br
Site: www.ribacz.arq.br
WhatsApp / Fone: (42) 8816-8104

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Habite-se
Parede seca, limpa, econômica e racional – Drywall
Zoneamento