Registro da enchente de 1983 em São Mateus do Sul. (Foto: Acervo Casa da Memória)

Em São Mateus do Sul? Quando? O que aconteceu? Algumas pessoas vão fazer essas perguntas ao olharem para essas imagens. Sabemos que a imagem mostrada nos revela um acontecimento, mas ela pode sugestionar algo a mais ou a menos do que vemos. Além da nossa curiosidade pessoal, essas fotografias também podem ser utilizadas como documentação iconográfica e são uma das fontes mais preciosas para o conhecimento do passado: trata-se, porém, de um conhecimento de aparência: as imagens guardam em si apenas indícios de histórias que não se mostram, e que o historiador pretende desvendar quando investiga o passado.

Uma dessas histórias “escondida na fotografia”, é a origem do nome de um bairro da nossa cidade. No ano de 1983, São Mateus do Sul viveu uma tragédia climática de grandes proporções. A “Enchente de 83” como ficou popularmente conhecida, atingiu vários municípios inclusive o nosso. Pontes e estradas interditadas, racionamentos de mercadorias, mas principalmente, muitas pessoas desabrigadas que perderam tudo ou quase tudo com a invasão rápida das águas. Moradores mais antigos lembram bem desse acontecimento. Mas, em meio a tristeza e devastação causados pelas cheias, um gesto de solidariedade comoveu os são-mateuenses.

Americana, um município do Estado de São Paulo, “adotou” o nosso município enviando mantimentos, roupas, remédios e tudo mais que era necessário. Em um gesto de reconhecimento, São Mateus do Sul, inaugurou um conjunto habitacional da nossa cidade com o nome de Vila Americana.

Como você percebeu, uma foto pode desvendar muitas histórias como essa que não aparecem nas fotografias, mas que fazem parte daquele momento. E para os leitores que gostam de uma investigação sobre o passado ao observarem uma determinada imagem, a pergunta é: Que lugar é esse que aparece nas fotografias? Se você tem ideia de qual seja, entre em contato comigo! Telefone Casa da Memória: (42) 3912-7096. E-mail: cmpadrebauer@gmail.com

Últimos posts por Hilda Jocele Digner (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Visita do Interventor Manoel Ribas
CAPA DE REVISTA
21 de setembro – Dia de São Mateus