Histórias de Terra e Céu

O Universo na sua estante (ou na sua tela)!

Para quem gosta de astronomia, nada melhor do que uma noite de céu limpo. Explorar o Universo com um telescópio, com um binóculo, ou mesmo à vista desarmada, acaba sendo uma experiência inesquecível. O problema é que muitas vezes o céu não colabora, e uma noite de observação acaba frustrada por nuvens ou por tempestades. Nestes momentos minha dica é “viajar pelo Universo” através da leitura. E o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) resolveu nos dar uma bela ajuda nisso, disponibilizando gratuitamente na internet um belo livro de astronomia.

Em 2013 o MAST produziu, em parceria com o Governo de Pernambuco, um livro espetacular: Dois volumes somando 1.321 páginas abordando a História da Astronomia no Brasil. Já havia se passado quase 60 anos da última publicação sobre este tema, e ainda esta publicação se resumia a um capítulo de um livro chamado “As Ciências no Brasil”. Mas agora, o compêndio organizado pelo astrônomo Oscar Matsuura, traz um grande mergulho na astronomia brasileira e pode ser baixado gratuitamente no site http://www.mast.br/HAB2013/index.html.

O volume I começa contando sobre a Arqueoastronomia do Brasil, registrando estruturas de pedra usadas pelos povos antigos para observar as estrelas e marcar a passagem do tempo. Muita gente viaja para a Inglaterra para ver as famosas estruturas megalíticas de Stonehenge, sem saber que temos “primos menores” destas pedras aqui em nosso país. Mesmo na região Sul, em Garopaba e Florianópolis (SC) e no vale do Ijuí (RS) são possíveis encontrar estas estruturas. Aqui no Paraná também havia um destes exemplares, mas a região onde ele estava foi inundada pela Usina Hidrelétrica de Salto Segredo.

Na sequência o livro se aprofunda na astronomia indígena, passa pela astronomia na época do descobrimento, trata das várias expedições astronômicas realizadas no Brasil e depois trata da educação sobre astronomia no Brasil. Destaco neste livro o Capítulo 11 que fala sobre “Meteorítica”, contando os vários casos de quedas de meteoros no país, assunto que abordarei com mais tempo no futuro.

Se o volume I focava o passado da astronomia, o volume II traz assuntos mais contemporâneos. Começa abordando a pesquisa em raios cósmicos, passa pela história da pós-graduação em astronomia no país e também fala da multiplicação dos centros de astronomia. Depois aborda a radioastronomia, a cosmologia teórica no Brasil, ondas gravitacionais, astronomia amadora, desenvolvimento de instrumentação em astronomia, eventos astronômicos no país etc… É assunto que não acaba mais!

Entre no site do MAST e baixe gratuitamente os dois volumes deste grande livro. Posso lhe garantir, amigo leitor, que você terá uma bela companhia para as noites nubladas!

Até a próxima semana e céus limpos para todos nós!

Gerson Cesar Souza
Últimos posts por Gerson Cesar Souza (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Colégio São Mateus: A Escola Guerreira
Os estudantes e a cerveja…
Uma Cruz rara no céu!