
Para quem gosta de astronomia, nada melhor do que uma noite de céu limpo. Explorar o Universo com um telescópio, com um binóculo, ou mesmo à vista desarmada, acaba sendo uma experiência inesquecível. O problema é que muitas vezes o céu não colabora, e uma noite de observação acaba frustrada por nuvens ou por tempestades. Nestes momentos minha dica é “viajar pelo Universo” através da leitura. E o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) resolveu nos dar uma bela ajuda nisso, disponibilizando gratuitamente na internet um belo livro de astronomia.
Em 2013 o MAST produziu, em parceria com o Governo de Pernambuco, um livro espetacular: Dois volumes somando 1.321 páginas abordando a História da Astronomia no Brasil. Já havia se passado quase 60 anos da última publicação sobre este tema, e ainda esta publicação se resumia a um capítulo de um livro chamado “As Ciências no Brasil”. Mas agora, o compêndio organizado pelo astrônomo Oscar Matsuura, traz um grande mergulho na astronomia brasileira e pode ser baixado gratuitamente no site http://www.mast.br/HAB2013/index.html.
O volume I começa contando sobre a Arqueoastronomia do Brasil, registrando estruturas de pedra usadas pelos povos antigos para observar as estrelas e marcar a passagem do tempo. Muita gente viaja para a Inglaterra para ver as famosas estruturas megalíticas de Stonehenge, sem saber que temos “primos menores” destas pedras aqui em nosso país. Mesmo na região Sul, em Garopaba e Florianópolis (SC) e no vale do Ijuí (RS) são possíveis encontrar estas estruturas. Aqui no Paraná também havia um destes exemplares, mas a região onde ele estava foi inundada pela Usina Hidrelétrica de Salto Segredo.
Na sequência o livro se aprofunda na astronomia indígena, passa pela astronomia na época do descobrimento, trata das várias expedições astronômicas realizadas no Brasil e depois trata da educação sobre astronomia no Brasil. Destaco neste livro o Capítulo 11 que fala sobre “Meteorítica”, contando os vários casos de quedas de meteoros no país, assunto que abordarei com mais tempo no futuro.
Se o volume I focava o passado da astronomia, o volume II traz assuntos mais contemporâneos. Começa abordando a pesquisa em raios cósmicos, passa pela história da pós-graduação em astronomia no país e também fala da multiplicação dos centros de astronomia. Depois aborda a radioastronomia, a cosmologia teórica no Brasil, ondas gravitacionais, astronomia amadora, desenvolvimento de instrumentação em astronomia, eventos astronômicos no país etc… É assunto que não acaba mais!
Entre no site do MAST e baixe gratuitamente os dois volumes deste grande livro. Posso lhe garantir, amigo leitor, que você terá uma bela companhia para as noites nubladas!
Até a próxima semana e céus limpos para todos nós!
- Cidade Amada - 17 de maio de 2019
- A primeira rocha de xisto extraída pela Petrobras em São Mateus do Sul - 10 de maio de 2019
- O fotógrafo fotografado… - 3 de maio de 2019
Comentários