As obras de pavimentação estão sendo realizadas num trecho importante da Rua João Betega, caminho utilizado por vários colaboradores das empresas e indústrias localizadas no Distrito. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

Na última semana, as atividades de pavimentação de uma parcela da Rua João Betega foram iniciadas. O trecho da rua a ser pavimentado compreende 8.103,23 m², estendidos ao longo da região do Distrito Industrial do município, que é sede de empresas e indústrias que atuam em diversos ramos. A realização da empreitada era um desejo bastante ansiado pelos empreendedores da região, tornando a circulação de veículos mais acessível e funcional.

A estimativa de custo da obra é de R$ 1,4 milhão e a porção contemplada está compreendida entre o trecho urbano da PR-364 (próximo ao trevo de União da Vitória e ao trevo de Irati) e a Cooperativa São-Mateuense de Materiais Recicláveis (Cosamar), localizada na Rua Ulisses Faria. A responsabilidade pela condução das atividades é da empresa Precoenge Pavimentações Ltda., ganhadora do processo licitatório de nº 006/2020. Os esforços no momento estão direcionados para a fase de drenagem pluvial, importante em momentos onde a incidência de chuvas é maior.

A deflagração do projeto

De acordo com Marcello Daniel Jacopetti, Secretário de Obras do município de São Mateus do Sul, o projeto de pavimentação desse trecho de rua já havia sido elaborado pela Secretaria. “A Secretaria de Obras já possuía o projeto de pavimentação elaborado. Após a disponibilização de uma verba através do FINISA da Caixa Econômica Federal (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), a nossa equipe atualizou e adequou o projeto às normas do programa, que posteriormente foi analisado e aprovado pelo banco. As obras se iniciaram recentemente e a previsão é de que sejam concluídas em aproximadamente 60 à 90 dias”, destacou ele.

A Prefeitura Municipal tem executado serviços de pavimentação em diversas áreas do município, através da captação de recursos de emendas parlamentares e financiamentos federais.

O processo de pavimentação é composto por várias fases, que englobam a drenagem do terreno, a instalação de meio-fio e a pavimentação propriamente dita. “A empresa que venceu o processo licitatório já executou outros serviços para o município, como na Rua Ulisses Faria. Esse tipo de obra é muito importante pois contempla uma das regiões produtivas do município”, comentou Marcello.

Obras no Jardim Hermínia e Rua Antônio Bizinelli

A Rua Antônio Bizinelli é um importante elo de ligação entre a Vila Amaral e o Parque das Tamareiras. O projeto de pavimentação asfáltica para o trecho que se inicia na curva da Rua Nei Braga, que prossegue paralelamente ao Rio Iguaçu, passando pela entrada do Parque, está concluído. “O deputado federal Evandro Rogerio Roman está acompanhando à destinação de uma verba de R$3,5 milhões de reais para diversas obras do município. Estamos numa parte do processo que compete à Caixa Econômica Federal, para que a entidade avalie os projetos e eventuais correções sejam realizadas. Após essa fase, a verba pode finalmente ser utilizada. Estamos trabalhando em várias obras enquanto aguardamos que esses trâmites sejam concluídos e mais serviços prossigam em nossa cidade”, concluiu o Secretário de Obras.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Obras de pavimentação nas Ruas Antônio Bizinelli e Pedro Turek são iniciadas nos últimos dias
Feira do Produtor retoma as atividades de maneira mais restrita
Obra do novo Hospital inicia em até 10 dias