Aliança entre PSL do agricultor Odiney Bacil (à esquerda), pré-candidato à prefeito, e o PSD do empresário Wilson Bedim
(à direita), pré-candidato a vice-prefeito. (Fotos: Acervo Pessoal)

Odiney Bacil (conhecido por Bico Bacil) do PSL é agricultor (foi plantador de fumo) e é formado em gestão pública. Compõe com o PSD e PSC na disputa pela prefeitura de São João do Triunfo. Junto dele, o empresário Wilson Bedim é pré-candidato a vice-prefeito. Melhorar o atendimento, buscar investimentos, gerar emprego e renda, reduzir secretarias, valorizar os agricultores e criar setor exclusivo à mulher.

“Acompanhei de perto a política estadual por praticamente um ano e meio. Sei muitos caminhos para trazer investimentos. Junto disso trago um pré-candidato a vice-prefeito com história de empreendedorismo, de crescimento. A política precisa destas experiências e isso que estamos construindo, a relação do meio rural com a cidade. Sempre buscando atender bem às pessoas”, opina.

Segundo ele, o que o leva para a disputa, nesta pré-candidatura, é o interesse de estar do lado do povo. Odiney Bacil frisa que pretende “estabelecer políticas públicas para as mulheres”. Desenvolver potencialidades para gerar empregos é seu foco. “Tratamento mais humanizado, atenção para as pessoas, num momento ímpar, com 130 anos de município e de forma inédita, temos um deputado daqui cidadão do município”.

Disso o empenho para desenvolver um trabalho alinhado com Emerson Bacil, “está na eminência da população testar este representante estadual conosco”, frisa. Para tanto, justificando a colocação de seu nome nesta disputa para trazer novas ideias. Reduzir secretarias, dar subsídio para o transporte de universitários, com perspectiva de zerar este custo para os estudantes.

Desenvolvimento e desafios

“Emprego e renda, mostrar nossas potencialidades. Tanto no meio rural, estar junto com o fumicultor na luta um valorização do fumo verdadeira e dignidade das famílias, quanto na cidade que precisamos promover postos de trabalho. Estive na Assembleia, com o Emerson Bacil, e tenho o conhecimento e o desenho do caminho para projetar e desenvolver o município, com acesso a possíveis investidores”, propõe.

Na avaliação da atual administração, Bico Bacil entende que ‘cumpriu um ciclo e é importante renovar’. “Tem acertos e que vão ser mantidos, mas precisa melhorar a forma de atender as pessoas. Tratar bem, estar no meio povo, só assim um prefeito conhece a realidade e as demandas. Também governar para todos, sem diferenças partidárias ou ideológicas”, analisa o pré-candidato.

Deputado Bacil, cidadão triunfense, é um dos principais apoiadores da pré-candidatura.

Odiney Bacil cita de que, caso tenha êxito e chegue ao mandato, o início da gestão precisa de ajuste, mas sem choradeira e com redução de gastos, ações e trabalhos distribuídos ao longo de todo o mandato. Superando os desafios com o apoio no cenário federal e no estado do deputado triunfense. “Temos isso à disposição e insisto que não podemos perder a oportunidade”, explica.

Diferenciais e proposições

Focado em atender bem às pessoas, o pré-candidato especula reduzir algumas secretarias e tem a proposta de criar um departamento ou secretaria da Mulher e outra para promover emprego, sustentabilidade e renda. Ampliar o atendimento médico de especialistas é outra proposição, com tratamento mais humanizado. “Saneamento básico é saúde, precisamos melhorar esta área e investir”, enumera.

“Na educação valorizar os educadores, buscar programas e desenvolver projetos que aliem o ensino às atividades culturais e esportivas. Buscar um caminho para isentar o custo do transporte universitário. Retomada do esporte, valorizando o esportista amador e inicial. Com várias modalidades, principalmente no interior que carece de investimentos na área e incentivo”, frisa Odiney Bacil.

Segundo ele, a busca de recursos estaduais e federais pretende viabilizar por meio dos deputados federal Felipe Francischini e estadual Emerson Bacil, ambos do PSL. Além disso, o pré-candidato destaca que na sua composição está o PSD, partido do governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior e de Sandro Alex (deputado licenciado e secretário de governo). Sinalizando acessos em ambos.

“Queremos e precisamos usar estes acessos para gerar emprego, renda e projetar um desenvolvimento efetivo. Promover turismo, aproveitar a localização geográfica para oferecer espaço para eventos da iniciativa privada”, acrescenta. Apesar de prever uma administração enxuta, Odiney Bacil menciona que sua proposta é de valorizar o funcionalismo, com atenção no atendimento às pessoas.

O pré-candidato explica que os trabalhos tanto em ruas quanto em estradas rurais devem ser constantes. Da mesma forma melhorias no setor urbano, vendo ‘as obras como obrigação do prefeito’ e buscando fugir de empréstimo, com enxugamento da máquina e cortes de gastos. “Manter o que está bom e funcionando e corrigir o que não está de acordo. Com muita transparência e respeito ao povo”, acrescenta.

“Saber otimizar o uso é o caminho. Na educação cuidar melhor do transporte escolar e valorizar os profissionais. Incluir programas e ampliar atividades elencadas ao ensino”, opina. “Na agricultura é preciso dar condições de aperfeiçoamento dos trabalhadores e a diversificação da propriedade. Precisamos de mais aparato técnico, seja do poder público ou com parceiros. Ampliar a oferta de tecnologia é outra demanda atual”, acrescenta Odiney Bacil.

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Atual prefeito concorre pelo PSDB em São Mateus do Sul
Vereadora Fernanda Sardanha protocola requerimento solicitando a implantação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal
Câmara dos Vereadores aprova financiamento para a construção da nova Prefeitura Municipal