Educação e Cultura

Ônibus de educação ambiental da Sanepar visita escolas públicas de São Mateus do Sul

O projeto “Do Rio ao Rio”, da Sanepar, esteve durante a última semana conscientizando os alunos da Rede Municipal de Ensino, de uma forma diferenciada a bordo de um ônibus especial. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Desde segunda-feira (2), os alunos das escolas municipais Pedro Effco, Odemira Cunha, Prof.ª Ezilda Amaral Ferreira e Escola do Campo Anastácia Kimita de Paula puderam conhecer o projeto “Do Rio ao Rio”, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que roda todo o estado com o Eco Expresso que leva conhecimento sobre o ciclo da água e todo o processo que a empresa faz para cuidar desse recurso.

O Eco Expresso é um centro de educação ambiental itinerante que leva à população informações sobre meio ambiente e saneamento. O ônibus é equipado com uma grande maquete que permite ao visitante conhecer o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado.

Além dos processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto, apresentando também o procedimento adequado de destino dos resíduos sólidos urbanos.

O objetivo do Eco Expresso é fazer com que os alunos se sintam responsáveis pela preservação dos recursos hídricos e que adotem atitudes sustentáveis no dia a dia, como usar água sem desperdiçar, destinar o lixo corretamente, entre outros.

O projeto é uma importante ferramenta de educação socioambiental, pois equipado com maquetes, projetores multimídia, caixas de som, painéis iluminados, cartazes, banners, e demais recursos, são usados para estimular a percepção e o entendimento dos temas ligados ao trabalho da Sanepar e ao saneamento ambiental. A atividade provoca seus visitantes a refletirem sobre preservação e uso racional da água, bem como a correta destinação do esgoto doméstico e dos resíduos sólidos, já que também traz em sua maquete a representação do funcionamento de um aterro sanitário.

Segundo Nilva Elaine Graboski e Eliziane R. Chagas Moura, Coordenadoras de Projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), “o município está recebendo a visita do Eco Expresso durante o ano letivo, de acordo com a possibilidade de datas da Sanepar.”

A sala da professora Juliana Samways, que contempla 26 alunos do 5º ano da Escola Municipal Pedro Effco, na comunidade da Vila Prohmman, foi uma das turmas que prestigiou o Eco Expresso Sanepar junto do instrutor Cassiano Rodrigues, que de forma atrativa, explicou às crianças como funciona todo o processo da capitação e tratamento da água, além de seu bom uso em suas casas, sem desperdício.

A aluna Lauhany Huk Welke, de 10 anos, confirmou que a participação no ônibus interativo foi muito interessante e que todo o aprendizado adquirido será aproveitado em sua casa e também na escola: desde fechar a torneira ao escovar os dentes e reaproveitar a água que sua mãe lava as roupas para lavar a calçada, até não jogar lixo nas ruas, os quais acabam indo de forma ou outra parar nos rios.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeitura quer reunir histórias sobre o monge João Maria em São Mateus do Sul. Participe!
2 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Colégio Duque de Caxias realiza IV Seminário Socioambiental