Educação e Cultura

Ônibus de educação ambiental da Sanepar visita escolas públicas de São Mateus do Sul

O projeto “Do Rio ao Rio”, da Sanepar, esteve durante a última semana conscientizando os alunos da Rede Municipal de Ensino, de uma forma diferenciada a bordo de um ônibus especial. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Desde segunda-feira (2), os alunos das escolas municipais Pedro Effco, Odemira Cunha, Prof.ª Ezilda Amaral Ferreira e Escola do Campo Anastácia Kimita de Paula puderam conhecer o projeto “Do Rio ao Rio”, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que roda todo o estado com o Eco Expresso que leva conhecimento sobre o ciclo da água e todo o processo que a empresa faz para cuidar desse recurso.

O Eco Expresso é um centro de educação ambiental itinerante que leva à população informações sobre meio ambiente e saneamento. O ônibus é equipado com uma grande maquete que permite ao visitante conhecer o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado.

Além dos processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto, apresentando também o procedimento adequado de destino dos resíduos sólidos urbanos.

O objetivo do Eco Expresso é fazer com que os alunos se sintam responsáveis pela preservação dos recursos hídricos e que adotem atitudes sustentáveis no dia a dia, como usar água sem desperdiçar, destinar o lixo corretamente, entre outros.

O projeto é uma importante ferramenta de educação socioambiental, pois equipado com maquetes, projetores multimídia, caixas de som, painéis iluminados, cartazes, banners, e demais recursos, são usados para estimular a percepção e o entendimento dos temas ligados ao trabalho da Sanepar e ao saneamento ambiental. A atividade provoca seus visitantes a refletirem sobre preservação e uso racional da água, bem como a correta destinação do esgoto doméstico e dos resíduos sólidos, já que também traz em sua maquete a representação do funcionamento de um aterro sanitário.

Segundo Nilva Elaine Graboski e Eliziane R. Chagas Moura, Coordenadoras de Projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), “o município está recebendo a visita do Eco Expresso durante o ano letivo, de acordo com a possibilidade de datas da Sanepar.”

A sala da professora Juliana Samways, que contempla 26 alunos do 5º ano da Escola Municipal Pedro Effco, na comunidade da Vila Prohmman, foi uma das turmas que prestigiou o Eco Expresso Sanepar junto do instrutor Cassiano Rodrigues, que de forma atrativa, explicou às crianças como funciona todo o processo da capitação e tratamento da água, além de seu bom uso em suas casas, sem desperdício.

A aluna Lauhany Huk Welke, de 10 anos, confirmou que a participação no ônibus interativo foi muito interessante e que todo o aprendizado adquirido será aproveitado em sua casa e também na escola: desde fechar a torneira ao escovar os dentes e reaproveitar a água que sua mãe lava as roupas para lavar a calçada, até não jogar lixo nas ruas, os quais acabam indo de forma ou outra parar nos rios.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Que tal encontrar o amor pela leitura nas ruas de São Mateus do Sul?
Prefeitura lança edital de contratação de empresa para construção de CMEI na Bom Jesus
2ª reportagem da série “O Desabafo do Professor”