Administração e Negócios

Os 4 Ps do Marketing

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Conhecido também como Mix de Marketing, os 4 Ps, formam um conjunto de elementos básicos para a formação de uma estratégia de marketing, e são fundamentais para a empresa obter sucesso no mercado.

1º P – PREÇO: É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço, ou seja, reflete a quantia que o consumidor paga ao compra-lo. Esse fator precisa levar em consideração um preço que seja capaz de gerar lucro a quem está produzindo ou vendendo, porém não deve ser muito alto a ponto de desestimular a compra. Deve-se prever que de modo geral o consumidor procura preços mais em conta, entretanto, um valor muito aquém da realidade pode gerar desconfiança, o que não é bom para os negócios.

2º P – PRAÇA: Trata-se do local onde o produto será disponibilizado. A localização de um ponto comercial por exemplo, deve ser avaliada de maneira criteriosa e decidida de maneira estratégica. Além disso, é necessário planejar toda a cadeia logística, desde a produção, distribuição, disponibilização até a entrega ao cliente. É a partir da disponibilização que o consumidor final terá acesso ao que está sendo ofertando. Portanto, esse fator carece de ampla otimização, de modo a proporcionar máxima eficiência no menor tempo, e ainda ao menor custo possível.

3º P – PRODUTO: Produto é algo, que também pode ser um serviço, oferecido ao mercado para satisfazer as necessidades ou desejos dos consumidores. Antes de lançar um novo produto, a empresa precisa se certificar de que existe espaço e competitividade para o produto em questão. Geralmente isso ocorre por meio de pesquisas de mercado, e envolve definição das características, como tamanho, embalagem, cores, marca, etc. As empresas oferecem ao mercado linhas de produtos diversos, de modo a atender de maneira mais abrangente as necessidades, bem como obter uma maior participação de mercado. Nessa sistemática as empresas acabam tendo um produto considerado como “carro-chefe”, ou produto “estrela”, que garantem um alto faturamento, mas também possuem um produto “abacaxi”, que embora não gere muito faturamento, acaba absorvendo parte dos custos fixos de produção. Ainda existem produtos que são lançados para atender uma demanda específica, que pode ser temporária ou sazonal.

4º P – PROMOÇÃO: Esse elemento vai muito além do simples compre três e pague dois. O fator promoção refere-se às maneiras de promover o produto ou serviço, ou coloca-los em evidência no mercado. Envolve planos de comunicação e divulgação, que podem ocorrer por estratégias on-line, como sites, links patrocinados, fanpage, e também estratégias off-line, como anúncios, rádio, tv, entre outras possibilidades. É de extrema importância que os meios de divulgação e comunicação sejam diretos para o público alvo escolhido.

Os 4Ps do marketing estão sempre inter-relacionados, ou seja, a decisão sobre um deles afetará os demais, por isso devem ser tratados estrategicamente em conjunto, onde o objetivo é propor a melhor proposta de valor e benefício para os consumidores de um mercado-alvo bem definido.

Nos encontramos na próxima edição! Bons Negócios.

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