Os Caminhos do Desenvolvimento

Os Desafios do Comércio Local

Foto: CDL

Foto: CDL

A Serasa Experian divulga mensalmente um Indicador de Atividade do Comércio através das consultas mensais dos estabelecimentos ligados a sua base de dados, incluindo nessa amostragem cerca de seis mil empresas brasileiras. E como não será surpresa para ninguém, as vendas do comércio estão levando a atividade varejista ao recuo em diversos segmentos, ou na melhor das análises, à estagnação. Os motivos para isso estão a olhos vistos em nosso dia-a-dia e quase não há necessidade de se recorrer a economistas para que justifiquem tantos números negativos no varejo: altíssima taxa de desemprego; aumento da inflação, principalmente dos alimentos; crediário restritivo, fruto do aumento da inadimplência e da alta dos juros e finalmente, o baixo nível de confiança do consumidor.

Este é o cenário que se desenha. Mas todo comerciante que se preza, sabe que não se aceitam previsões negativas como fatos consumados e não se incorpora pessimismo a atividade varejista. A essência do varejo está no atendimento ao consumidor, no contato direto entre vendedor e cliente e na alegria que isso pode proporcionar para ambas as partes. Seria no mínimo desestimulante trabalhar com metas regressivas junto à equipe de vendas, pois diariamente o profissional da área deve se automotivar para fazer da atividade comercial um objetivo de vida profissional lucrativo e gratificante.

Como então burlar tantas dificuldades? O comércio de São Mateus do Sul demonstra estar enfrentando a situação com seriedade, confiança, organização, criatividade e união. Desde 2006, a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – vem promovendo promoções comerciais através da adesão de empresas associadas. Em dezembro de 2015 lança a Promoção Super Chance – o dobro de sorte pra você – com o sorteio de premiações importantes em datas comemorativas que se estenderam até agosto de 2016, quando aconteceu o sorteio final no dia dos pais, com dois carros Palio Fire Zero Km. As promoções com esse formato se utilizam de prêmios para incentivar o consumo e através da união em torno de um projeto grandioso, viabilizam o sorteio de prêmios de alto valor agregado. Além de promover o comércio local, essas promoções divulgam a importância de se gastar localmente, quando a receita gerada retorna a população pelo aumento da geração de emprego, de renda e da arrecadação municipal. Há uma troca tão justa nesse modelo de incentivo as vendas, que o fechamento de todo esse trabalho não poderia acontecer de forma diferente, a não ser com muita festa ao presentear os consumidores são-mateuenses, como aconteceu recentemente.

Para o vice-presidente da CDL, Márcio Staniszewski, a união das mais de 90 empresas da cidade nesta última edição comprovou a importância de se buscar parcerias e novas janelas de oportunidade para contornar as dificuldades do momento atual. “Em um período conturbado pela palavra crise, o comércio são-mateuense mostra sua força e união e realiza a sua maior promoção!”, comenta. Ao fortalecer a atividade do comércio, o nome de São Mateus do Sul é projetado para fora dos seus limites, pois a expertise desenvolvida na criação e lançamento de promoções comerciais desse porte há dez anos, fez da cidade referência no assunto. Chamada constantemente a realizar consultorias para outras empresas e municípios, a CDL de SMSul comprova a importante função do comércio na engrenagem da economia e contribui para aglutinar ideias e pontos positivos as empresas locais. Parabéns empresários, colaboradores e consumidores! Parabéns São Mateus do Sul!

Ingrid Ulbrich
Últimos posts por Ingrid Ulbrich (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A Era das Startups
O Turismo levado a sério
Vereador: função, importância e os riscos ocultos ao desenvolvimento local