Estação sujeita a período de geadas. (Fotos: Internet)

Discretamente, começou oficialmente no último sábado, dia 20 de março, o outono no Brasil. Época em que os dias começam a ficar mais curtos, a temperatura começa a esfriar e – gradativamente – as folhas das árvores sazonais começam a cair.

Esta estação de 2021 terá uma grande influência de La Niña, que trará massas de frio mais intensas para o Sul do Brasil, com formação de geadas, tendo como resultado temperaturas abaixo da média. De acordo com especialistas em meteorologia da Epagri/Ciram, em relação à chuva: a previsão é que seja pouco abaixo das médias para a estação.

O fenômeno La Niña, é causado pelo resfriamento das águas do Pacífico, que tradicionalmente causa seca no Sul e mais chuva no Norte e Nordeste. Este ano estará enfraquecido, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas ainda assim será sentido sua influência no clima e na agricultura.

O outono marca a transição entre o verão e o inverno e nessa estação são comuns veranicos, com períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima do ar) e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade. Se apresenta com frio a noite e pela manhã, subindo muito ao longo do dia. O volume de chuvas deve diminuir de abril até junho, comparando com as médias, mas com o fenômeno La Ninã, mesmo que mais fraco, podem ocorrer curtos períodos com muita chuva e temporais com raios, granizo e ventos.

Para a Região Sul, as previsões climáticas indicam que o trimestre (abril, maio e junho) deve ficar com chuvas um pouco abaixo da média climatológica em grande parte da região, exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde as chuvas previstas deverão ocorrer ligeiramente acima da média. Já nos meses de abril e maio/2021, existe uma tendência de redução das chuvas essenciais para o solo.

Os primeiros 15 dias de outono em São Mateus do Sul e região serão marcados por calor e pancadas de chuvas, principalmente no período da tarde.

Hugo Lopes Júnior
Últimos posts por Hugo Lopes Júnior (exibir todos)

Comentários

Compartilhe: