Foram coletadas amostras do animal para exame laboratorial para fins de diagnosticar o que provocou o óbito. (Foto: Folha)

Um macaco da espécie Bugio foi encontrado morto no município de Palmeira, nesta quarta-feira (27). Após receber a informação, técnicos da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmeira em parceria com profissionais da 3ª Regional de Saúde deslocaram-se até a localidade de Boa Vista. Foram coletadas amostras do animal para exame laboratorial para fins de diagnosticar o que provocou o óbito.

O exame laboratorial é realizado na Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) e deve ficar pronto dentro de 15 dias, segundo informou o enfermeiro Jean Carlo das Almas, da Vigilância Epidemiológica. Ele disse que estão sendo adotadas medidas para evitar que a doença avance no município.

Nos últimos dias, pelo menos 12 macacos foram encontrados mortos na zona rural do município de Castro, na região conhecida como Socavão, e também são realizados exames laboratoriais para investigar se foram vítimas da febre amarela. Macacos podem ser vítimas da doença e os animais encontrados mortos devem ser submetidos a exames para confirmar ou não se as mortes foram provocadas pela doença. A febre amarela é transmitida por mosquitos e atinge as pessoas não vacinadas.

Vacinas em São Mateus do Sul

A vacina contra a febre amarela, que faz parte do calendário vacinal de São Mateus do Sul está disponível para quem ainda não tomou a dose. De acordo com a equipe de saúde da Prefeitura Municipal quem ainda não recebeu a vacina pode dirigir-se até uma unidade de saúde com documentos e carteirinha de vacinação que será vacinado.

“Quem já é vacinado contra a febre amarela não precisa receber a dose. Quem não lembra se tomou a vacina, ou não possui o comprovante vacinal, deverá receber a dose novamente”, informa a equipe de vigilância epidemiológica do município.

De acordo com o levantamento do mês de fevereiro, existem quatro casos de febre amarela confirmados no Paraná. Esse levantamento é feito mensalmente.

Fonte: Redação Gazeta Informativa e Folha.

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeito autoriza ampliação do Ambulatório Médico Washington Gusso
Ônibus adaptado para transporte de pacientes é adquirido pela Prefeitura Municipal
Como está a saúde são-mateuense nestes 110 anos

Deixe seu comentário

*