(Imagem Ilustrativa)

O Dia dos Namorados é amanhã e se você quer surpreender seu amor com uma receita deliciosa e super requintada, fica de olho na receita dessa semana.

Não precisa fazer biquinho e nem ter sotaque, mas o prato é sim francês: Filet Mignon au Poivre Vert.

Um clássico da cozinha francesa que leva as notas super marcantes e aromáticas, cheias de frescor da pimenta verde em grãos, é acompanhado de uma massa tipo papardelle que deixa tudo ainda muito mais saboroso.

O filé mignon é super macio, nobre e vai trazer pra sua mesa todo o romantismo que você quer demonstrar para o seu amado ou a sua amada. E se você é solteiro e quer aproveitar o dia pra comer bem, aproveita que essa receita também vai bem pra surpreender a família e os amigos.
Vamos por as mãos na massa?

INGREDIENTES

•8 medalhões de filé mignon
•2 colheres (sopa) de óleo de girassol
•2 colheres (sopa) de azeite de oliva
•4 colheres (sopa) de pimenta verde em grãos (pode ser os grãos em conserva)
•1 xícara (chá) de vinho branco seco (tem que ser seco!)
•1 dose de conhaque
•400 ml de creme de leite fresco ou nata
•500g de massa longa tipo pappardelle
•sal a gosto

FAÇA ASSIM:

Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta) e coloque uma panela com 5L de água pra ferver. Depois de levantar fervura adicione um punhado de sal grosso e espere ferver novamente.

Numa frigideira, coloque a metade do óleo e do azeite, leve ao fogo alto para esquentar e doure 4 medalhões por 3 minutos de cada lado. Vire os medalhões com uma pinça de cozinha para não furar a carne e perder líquido e deixar o mignon seco.

Com a pinça, segure os medalhões e apóie um ao lado do outro para dourar as laterais por 1 minuto. Vá rodando até dourar a lateral toda e transfira para uma assadeira.

Repita o processo com os medalhões restantes, transferindo para a assadeira e leve ao forno preaquecido por 15 minutos para cozinhar ao ponto.

Enquanto finaliza a cocção no forno, usando o fundo que sobrou na frigideira, acrescente o vinho branco e leve ao fogo baixo e faça uma deglaçagem (esfregue o fundo da frigideira com uma colher de pau ou plástico para que os resíduos da carne selada soltem da frigideira).

Pique grosseiramente as pimentas verdes ou macere de leve com um pilão, adicione o conhaque, as pimentas verdes e o creme de leite/nata e deixe reduzir por cerca de 10 minutos, até que o molho comece a encorpar.

Enquanto o molho reduz e engrossa, cozinhe a massa em água fervente pelo tempo indicado na embalagem até o ponto “al dente”.

Retire os medalhões do forno, e despeje o líquido que se formou na assadeira ao molho de pimentas e misture bem.

Escorra o macarrão cozido, azeitando de leve para não grudar. Distribua em pratos fundos, formando ninhos. Cubra os ninhos com parte do molho quente e sirva dois medalhões por pessoa.

Sugestão de harmozinação: vinhos tintos de pouco tanino como Carménère e o maravilhoso Pinot Noir, mas se preferir os vinhos brancos, acerte escolhendo as uvas Riesling ou Verdejo.

Bom Apetite!

Lincoln Molinari
Últimos posts por Lincoln Molinari (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O peixe que não sabe nadar
O Flambado
A pressa é inimiga da digestão