Geral

Paraná é destaque no Festival de Turismo das Cataratas

(Foto: Divulgação)

As regiões turísticas do Paraná, o artesanato e a gastronomia do estado são destaques na 10a edição do Festival de Turismo das Cataratas, que acontece em Foz do Iguaçu (Oeste), a partir desta quarta e até sexta-feira (17 a 19). Considerado um dos maiores e mais importantes eventos do setor no Sul do Brasil, o Festival será realizado no Centro de Exposições do Hotel Rafain, com a previsão de receber seis mil visitantes.

Além da Feira de Turismo e Negócios, que movimentará mais de 600 marcas expositoras, haverá uma série de debates, com a participação do secretário do Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, e do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes.

Entre os temas estão questões relacionadas ao Codesul (Comissão de Desenvolvimento e Integração Sul ) e do Fornatur (Fórum Nacional dos secretários e dirigentes estaduais de Turismo). Haverá, também, reunião com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que participará da abertura do Festival das Cataratas, na quarta-feira.

“Além da importância do festival, a exposição dos produtos turísticos do Paraná terá um apoio fundamental nos projetos de desenvolvimento das nossas regiões focadas em turismo”, afirmou o secretário Douglas Fabrício. O presidente da Paraná Turismo destacou a oportunidade de divulgação da nova campanha publicitária e a ampliação do projeto Paraná Turístico, que incentiva os paranaenses a conhecerem os atrativos do próprio estado.

EXPOSIÇÃO E ATRATIVOS – Mais de 600 marcas turísticas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai estarão reunidas na Feira de Turismo e Negócios, instalada em espaço de 15.000 metros quadrados. O Paraná terá estande próprio e mostrará atrativos e produtos turísticos de dez das suas 14 regiões turísticas, com feira de artesanato, degustação de pratos típicos, reuniões de negócios com empreendedores.

Segundo o organizador do festival, Paulo de Angeli, entre as principais atrações do Festival de Turismo das Cataratas em 2015 estão o Salão Mice Cataratas, o Fórum de Integração de Turismo do Iguaçu, Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, Salão Expo Hotel Cataratas, Salão Marketing e Adventures das Cataratas, Salão de Turismo, Cultura e Espiritualidade.

Haverá, ainda, eventos de capacitação e visitas técnicas. Nos eventos paralelos, são destaques o Festival Gastronômico da Abrasel, Reunião da Unidade Temática de Turismo Mercociudades (Fecomércio-PR).

Paraná é destaque no Festival de Turismo das Cataratas. Na foto, o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, e do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes. (Foto: Divulgação)

Paraná é destaque no Festival de Turismo das Cataratas. Na foto, o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, e do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes. (Foto: Divulgação)

DEZ REGIÕES – Das 14 Regiões Turísticas do Paraná, dez confirmaram presença: Rotas do Pinhão, Corredores das Águas Norte do Paraná, Riquezas do Oeste, Roteiro da Concam, Terra dos Pinheirais, Lagos e Colinas, Litoral, Campos Gerais e Vale do Iguaçu.

O projeto Gastronomia Paraná será destaque, com pratos típicos servidos para degustação. Os visitantes poderão experimentar o carneiro no buraco de Campo Mourão, a carpa desossada de Maripá, bolachas, chocolates e cracóvia da Terra dos Pinheirais, coxinha de farofa da Lapa, entrevero de pinhão, dos Lagos e Colinas, a sopa de lambaria, especialidade de Foz do Jordão, o cabrito atolado, de Virmond, a tilápia de Nova Aurora e as geleias e pães de Corbélia. O Chefe da Arena Abrasel, Marco Fábio, preparará um prato especial, à base de pupunha e siri, que será mais um atrativo no estande da Paraná Turismo.

ARTESANATO – O evento também vai expor o artesanato paranaense, com oportunidade de venda do trabalho dos artesãos de todas as regiões turísticas do estado. De forma inovadora, o Paraná apresentará o espetáculo Cantando & Encantando, um show de talento, música e dança, com os servidores da Paraná Turismo, Maria Regina Monticelli e Hardy Guedes. Mais informações: turismo.pr.gov.br

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Sãomateuenses expõem suas expectativas para 2015
O horário de verão passará por mudanças em 2018
Sebrae/PR promove Roda de Chimarrão em São Mateus do Sul