Comunidades rurais de Antônio Olinto, no Sul do Paraná, e de Cândido de Abreu, na região central, vão receber sistemas de abastecimento de água. Parceria da Sanepar com as prefeituras, a iniciativa beneficiará 354 famílias dos dois municípios.

Em Antônio Olinto, com investimentos de R$ 435 mil, será implantado o sistema na comunidade rural Água Amarela de Cima. O termo aditivo ao contrato que possibilita esta obra foi assinado segunda-feira (19), em Curitiba, pelo prefeito Fábio Machivaelli, pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e pelo diretor de Investimentos, Joel de Jesus Macedo.

O sistema beneficiará 124 famílias moradoras da localidade. “Essas famílias utilizam água de poços clandestinos. Então esta parceria é extremamente importante pelo benefício que trará a essas famílias. São mais de 400 pessoas, pelo menos 150 crianças vivem ali”, disse o prefeito de Antônio Olinto.

Em Cândido de Abreu, o investimento de R$ 842 mil beneficiará 230 famílias moradoras das comunidades rurais de Imbuia e Saltinho. O termo aditivo foi assinado pelo prefeito José Maria Reis Júnior também segunda-feira, na sede da Sanepar, em Curitiba.

O presidente da Sanepar destaca a importância dos investimentos em saneamento para garantir saúde para a população. “A Sanepar e o Governo do Estado dão ênfase à saúde. Este é o trabalho da Sanepar, o que resulta em menos gasto nos municípios com doença”, ressaltou.

Em ambos os casos, a Sanepar fará o projeto, fornecerá material hidráulico e dará apoio técnico, ambiental e comunitário. Os moradores serão treinados para que eles mesmos cuidem do sistema. E a prefeitura fará a obra civil, sob orientação da Sanepar. O prazo de instalação do sistema é de 18 meses.

“Esta é uma demanda antiga dos moradores. Ali é uma região com abundância de água, mas uma água sulfurosa, difícil de ser ingerida”, disse o prefeito de Cândido de Abreu. Segundo ele, a comunidade bebe água da chuva, de banhado, e tem que andar 13 quilômetros para buscar água do Rio Ivaí. “Encontramos uma nascente em Reserva e agora, com essa parceria com a Sanepar, essa água será bombeada e tratada”, contou.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião para assinatura do aditivo com o prefeito de Antônio Olinto o deputado Hussein Bakri, o vice-prefeito de Antônio Olinto, Antônio Dirceu, e o secretário municipal de Agricultura, Régines Gassner. O deputado estadual Artagão Junior participou do ato de assinatura com Cândido de Abreu.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Pescadores são presos em São João do Triunfo por pesca predatória
Morre Peterson Koslinski de Antonio Olinto
Prefeitura de Irati aplicará multa para proprietários de lotes sujos