Arquitetura, Urbanismo e Design

Parede seca, limpa, econômica e racional – Drywall

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Quando falamos em construção de uma residência, já imaginamos as paredes externas e internas sendo “erguidas” com tijolo e argamassa, algo robusto e rígido, conhecido como alvenaria, porém, podemos substituir as paredes internas pelo Drywall, assim como as externas, através do sistema steel framing. O Drywall é justamente o contrário da alvenaria, sua expressão em português significa parede seca, ou seja, não utiliza argamassa na sua construção.

Drywall é um sistema industrializado de paredes internas, muito utilizado nos Estados Unidos e na Europa e que vem ganhando muito espaço no Brasil devido a seus benefícios, sua estrutura é composta por perfis de aço galvanizado e seu revestimento é de placas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados, esse sistema de paredes foi desenvolvido pensando em uma solução econômica para construção e acabamento. As paredes são mais leves e com espessuras menores em relação as paredes de alvenaria.

Os custos são menores devido a fácil montagem e o curto prazo de entrega, suas paredes possuem superfície lisa e precisa, diminuindo custos também com a pintura. Esse sistema traz um ganho na área útil, algo em torno de 4% a cada 100m² e também se adapta a qualquer estrutura, como concreto, maneira e aço. Apesar de serem paredes com uma espessura menor em relação a alvenaria, elas oferecem ótimo isolamento acústico se combinadas com outros materiais, como a lã mineral, de rocha ou de vidro.

As instalações dos sistema hidráulicos, fiação elétrica, telefonia e outros, passam por dentro da parede, pois ela é oca. A manutenção e reparos em parede Drywall são outros diferenciais, pois é um trabalho rápido, limpo, seco e que não gera entulhos.

Enfim, as paredes em Drywall além de serem construções limpas e secas, são econômicas tanto na execução de paredes novas como em sua manutenção.

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Apresentação
Vazios Urbanos e IPTU Progressivo
Arborização Urbana – Uma das maneiras para amenizar o calor!