Através de parceria realizada com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Saúde, o Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual São Mateus está desenvolvendo uma ação para o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos e pneus. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

A geração e o acúmulo de lixo têm sido dois grandes problemas relacionados ao modo de vida adotado pelas sociedades em todo o planeta. A diversidade de materiais produzidos e descartados pela humanidade tornou mais do que necessária as práticas da reciclagem e da reutilização, com vistas à garantia de um meio ambiente equilibrado e saudável às gerações futuras.

No entanto, a problemática do lixo não se encerra de maneira tão simples. Aí reside um dos principais aspectos desta importante questão: a realização de um descarte adequado. Com o passar dos anos, a importância da separação dos resíduos, bem como a destinação dos mesmos passou a ser mais frequente em nosso cotidiano. Inclusive, o município são-mateuense conta com o serviço de coleta exclusivo para o material reciclável. Tendo em vista o desenvolvimento de ações neste sentido, uma parceria entre o Colégio Estadual São Mateus e as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Saúde está viabilizando o recolhimento de lixo eletrônico e pneus em nossa cidade.

Dados relacionados ao lixo no Brasil

A diversidade de objetos enquadrados dentro da definição ‘lixo eletrônico’ é bastante ampla. Fones de ouvido, pilhas, celulares e eletrodomésticos, entre outros, acabam virando material inutilizado, cuja destinação final carece de bastante atenção, em virtude da natureza especial de seus componentes. Atualmente, a definição de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) mais aceita é oriunda da Comunidade Européia. Isto inclui todos os componentes, subconjuntos e materiais consumíveis que fazem parte do produto no momento em que este é descartado.

As duas caçambas voltadas aos descarte de lixo eletroeletrônico e de pneus, estão localizadas no estacionamento do Colégio Estadual São Mateus, sendo destinadas à utilização de toda comunidade são-mateuense.

A ação tem como um dos principais objetivos, a conscientização ambiental acerca da problemática que envolve o lixo em nossa sociedade.

No que se refere à legislação brasileira, destaca-se a Instrução Normativa nº 13, do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Ela também é conhecida como “Lista Brasileira de Resíduos Sólidos” e visa a padronização de terminologias e linguagem usadas no país para a declaração de materiais descartados. Bastante inspirada no movimento internacional, o documento possui algumas adaptações pequenas, voltadas ao vocabulário da língua portuguesa.

Curso Técnico em Meio Ambiente

Tendo em vista o desenvolvimento de ações para o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos, o Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual São Mateus, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde está realizando novamente uma ação. “Estamos dando continuidade a um trabalho já realizado anteriormente, que consiste na disponibilização de uma caçamba para o descarte de lixo eletrônico em nossa cidade. Para esta campanha, ainda expandimos o escopo do projeto, que também está contando com uma caçamba destinada exclusivamente ao descarte de pneus. Ambos os materiais possuem características específicas, que tornam a destinação adequada muito importante ao meio ambiente”, destacou a coordenadora do Curso Técnico, Claudia Niziol.

Como participar?

O acúmulo destes resíduos especiais é bastante presente em nossa sociedade de maneira geral. “Sabemos que muitas vezes as pessoas ficam em dúvida sobre o descarte de materiais elétricos e eletrônicos, então esta campanha também possui um tom de conscientização. Através da parceria com as secretarias municipais de Educação e de Saúde, assim como com a empresa responsável pela caçamba, que está arcando com o transporte desse lixo até Curitiba, viabilizamos algo muito importante do ponto de vista ambiental. Convidamos a todos os são-mateuenses que possuem este tipo de resíduo armazenado, para que venham até ao Colégio e depositem esses materiais na caçamba. Destacamos que a ação não possui fins lucrativos, mas exclusivamente a possibilidade de que os resíduos sólidos tenham uma destinação final adequada”, frisou a coordenadora.

(Divulgação/PMSMS)

O secretário de Meio Ambiente do município, Tiago Kruchelski Huk, também comentou sobre a importância da ação. “A separação dos resíduos e seu descarte são aspectos muito importantes relacionados ao nosso meio ambiente. Destacamos também a existência do serviço de coleta do lixo reciclável em nossa cidade. Assim, pedimos para que a população são-mateuense permaneça atenta ao calendário em que o caminhão passa e continue exercendo sua cidadania separando o seu próprio lixo. Ações deste tipo irão garantir um meio ambiente mais saudável para as gerações futuras”, apontou ele.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Alunos organizam blitz de conscientização no Dia da Água
Tomografias são realizadas em árvores e marcam a fase final do Plano de Arborização da cidade
Secretaria de Meio Ambiente instala lixeiras no município