Educação e Cultura

Passeata marca início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em São Mateus do Sul

Fotos: Thaís Siqueira

Todo ano, de 21 a 28 de agosto, as Apaes em todo o Brasil, comemoram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como objetivo a realização de ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão. Este ano o tema é “Inclusão se conquista com autonomia”

Em São Mateus do Sul, nesta sexta-feira, 21, às 13 horas, ocorreu uma passeata que marcou o início a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A concentração ocorreu na Praça da Igreja Matriz, seguindo pela Avenida Ozy Mendonça de Lima até a Praça da Rodoviária. Além de professores e alunos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de São Mateus do Sul, a passeata contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, profissionais da saúde e diversos outros voluntários.

Apae de São Mateus do Sul

Atualmente a Escola de Educação Básica 21 de Outubro Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial, de São Mateus do Sul, recebe 115 alunos, sendo 58 alunos do período matutino e 57 alunos do período vespertino, e é uma das 2 mil sedes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) espalhadas pelo Brasil. O presidente da escola é o João Afonso Felchak, a diretora chama-se Ieda Maciel da Rosa Ballin e a diretora auxiliar é a Maria Silmara Machado Basílio.

A Escola de Educação Básica 21 de Outubro atende nas seguintes etapas: educação infantil de 00 a 03 anos de idade, pré-escolar de 04 a 05 anos de idade, ensino fundamental de 06 a 15 anos de idade, e educação profissional (EJA) a partir de 16 anos. A EJA divide-se em três unidades ocupacionais: qualidade de vida, produção, e formação inicial.

A escola conta com uma equipe de 53 funcionários, entre fisioterapeutas, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, nutricionista, psiquiatra. Ieda conta que a escola conta com aulas de arte e educação física.

A instituição foi fundada no dia 21 de Outubro de 1980, devido à necessidade de criação de uma entidade para prestar atendimento às pessoas com deficiências. De acordo com Ieda, a missão da Apae é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenções, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

É papel da Apae atuar na prevenção da incidência de deficiências, além de promover e ou contribuir nas ações preventivas em relação às causas da deficiência. Contribuindo assim para diminuir a incidência das deficiências e atuando junto às causas sociais que dão origem as deficiências: saneamento, déficit nutricional, atenção à parturiente e ao parto, etc.

Confira abaixo a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Passeata que acontecerá na Escola 21 de Outubro de São Mateus do Sul:

Todos os dias serão realizadas atividades direcionadas aos alunos e a comunidade em geral, mostrando o potencial dos alunos, e na importância da prevenção das deficiências.

21/08 SEXTA:
Manhã: Integração Social com a Adolescentro – IV Feira Cultural do Folclore – Horário: 09 às 11 horas.
Tarde: Abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Passeata com a Participação do Corpo de Bombeiros).

22/08 SÁBADO:
Manhã: Visita a Feira do Produtor.
Tarde: Caminhada.

24/08 SEGUNDA:
Manhã: Grupo Vida e Arte: Contação de História / Circuitos Motores e dia do Brinquedo.
Tarde: Circuitos Motores e dia do Brinquedo.
Noite: Participação Câmara de Vereadores com uso da Tribuna.

25/08 TERÇA:
Manhã: Jogo futsal Escolinha CEPE X APAE (Local: Salão Social-APAE) Horário: 08 às 9:30 horas.
Tarde: Teatro/ Formação de Docentes / Atividades com Balão
Lanche ofertado pelo Apostolado da Oração.
– Equipe de saúde: Blitz na Avenida Ozzy Mendonça de Lima, das 11 às 13 h com distribuição de material educativo sobre Prevenção de Deficiências
– Equipe de saúde: Palestra sobre Prevenção de Deficiências no Colégio SEMA.

26/08 QUARTA:
Manhã: Roda de Música e o dia do crepes na escola.
Tarde:  Roda de Música e o dia do crepes na escola, Grupo Vida e Arte: Contação de História.

27/08 QUINTA:
Manhã / Tarde: Baile do Hawaí / Convidados especiais: As Famílias dos Alunos.
– Equipe de saúde: Palestra sobre Prevenção de Deficiências no Colégio CPANS
Palestra sobre Prevenção de Deficiências – Formação de Docentes – São João do Triunfo.

28/08 SEXTA:
Manhã / Tarde: Gincana de Conhecimentos elaborado pelo Corpo Docente / O dia do x-salada.

“Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças” (Mantoan)

Galeria de Fotos:

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Aluna são-mateuense é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)
Grupo de dança Resgate Gaúcho organiza espetáculo em São Mateus do Sul
Jovem são-mateuense cria sebo para venda de livros na Feira do Produtor