Educação e Cultura

Passeata marca início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em São Mateus do Sul

Fotos: Thaís Siqueira

Todo ano, de 21 a 28 de agosto, as Apaes em todo o Brasil, comemoram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como objetivo a realização de ações voltadas para a defesa de direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão. Este ano o tema é “Inclusão se conquista com autonomia”

Em São Mateus do Sul, nesta sexta-feira, 21, às 13 horas, ocorreu uma passeata que marcou o início a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A concentração ocorreu na Praça da Igreja Matriz, seguindo pela Avenida Ozy Mendonça de Lima até a Praça da Rodoviária. Além de professores e alunos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de São Mateus do Sul, a passeata contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, profissionais da saúde e diversos outros voluntários.

Apae de São Mateus do Sul

Atualmente a Escola de Educação Básica 21 de Outubro Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial, de São Mateus do Sul, recebe 115 alunos, sendo 58 alunos do período matutino e 57 alunos do período vespertino, e é uma das 2 mil sedes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) espalhadas pelo Brasil. O presidente da escola é o João Afonso Felchak, a diretora chama-se Ieda Maciel da Rosa Ballin e a diretora auxiliar é a Maria Silmara Machado Basílio.

A Escola de Educação Básica 21 de Outubro atende nas seguintes etapas: educação infantil de 00 a 03 anos de idade, pré-escolar de 04 a 05 anos de idade, ensino fundamental de 06 a 15 anos de idade, e educação profissional (EJA) a partir de 16 anos. A EJA divide-se em três unidades ocupacionais: qualidade de vida, produção, e formação inicial.

A escola conta com uma equipe de 53 funcionários, entre fisioterapeutas, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, nutricionista, psiquiatra. Ieda conta que a escola conta com aulas de arte e educação física.

A instituição foi fundada no dia 21 de Outubro de 1980, devido à necessidade de criação de uma entidade para prestar atendimento às pessoas com deficiências. De acordo com Ieda, a missão da Apae é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenções, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

É papel da Apae atuar na prevenção da incidência de deficiências, além de promover e ou contribuir nas ações preventivas em relação às causas da deficiência. Contribuindo assim para diminuir a incidência das deficiências e atuando junto às causas sociais que dão origem as deficiências: saneamento, déficit nutricional, atenção à parturiente e ao parto, etc.

Confira abaixo a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Passeata que acontecerá na Escola 21 de Outubro de São Mateus do Sul:

Todos os dias serão realizadas atividades direcionadas aos alunos e a comunidade em geral, mostrando o potencial dos alunos, e na importância da prevenção das deficiências.

21/08 SEXTA:
Manhã: Integração Social com a Adolescentro – IV Feira Cultural do Folclore – Horário: 09 às 11 horas.
Tarde: Abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Passeata com a Participação do Corpo de Bombeiros).

22/08 SÁBADO:
Manhã: Visita a Feira do Produtor.
Tarde: Caminhada.

24/08 SEGUNDA:
Manhã: Grupo Vida e Arte: Contação de História / Circuitos Motores e dia do Brinquedo.
Tarde: Circuitos Motores e dia do Brinquedo.
Noite: Participação Câmara de Vereadores com uso da Tribuna.

25/08 TERÇA:
Manhã: Jogo futsal Escolinha CEPE X APAE (Local: Salão Social-APAE) Horário: 08 às 9:30 horas.
Tarde: Teatro/ Formação de Docentes / Atividades com Balão
Lanche ofertado pelo Apostolado da Oração.
– Equipe de saúde: Blitz na Avenida Ozzy Mendonça de Lima, das 11 às 13 h com distribuição de material educativo sobre Prevenção de Deficiências
– Equipe de saúde: Palestra sobre Prevenção de Deficiências no Colégio SEMA.

26/08 QUARTA:
Manhã: Roda de Música e o dia do crepes na escola.
Tarde:  Roda de Música e o dia do crepes na escola, Grupo Vida e Arte: Contação de História.

27/08 QUINTA:
Manhã / Tarde: Baile do Hawaí / Convidados especiais: As Famílias dos Alunos.
– Equipe de saúde: Palestra sobre Prevenção de Deficiências no Colégio CPANS
Palestra sobre Prevenção de Deficiências – Formação de Docentes – São João do Triunfo.

28/08 SEXTA:
Manhã / Tarde: Gincana de Conhecimentos elaborado pelo Corpo Docente / O dia do x-salada.

“Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças” (Mantoan)

Galeria de Fotos:

Thaís Siqueira

Fundadora e proprietária da Gazeta Informativa, graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e pós-graduada em Produção e Avaliação de Conteúdos para as Mídias Digitais.

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Colégio da Vila Palmeirinha passa para a próxima fase da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias de Antonio Olinto recebe verba destinada ao projeto Escola 1000
Apae de São Mateus do Sul promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla