Geral

Passeata marca início do Outubro Rosa em São Mateus do Sul

Fotos: Thaís Siqueira/Gazeta Informativa

Fotos: Thaís Siqueira/Gazeta Informativa e Assessoria PMSMS

Nesta quinta-feira (1º), uma passeata marcou o início do Outubro Rosa, em São Mateus do Sul, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Rede de Combate ao Câncer e outras entidades, além da prefeitura de São Mateus do Sul. A passeata, que foi conduzida pela Banda de Percussão Imperatriz, do Colégio Estadual Duque de Caxias, percorreu as principais vias do centro de São Mateus do Sul e reuniu estudantes, entidades, órgãos públicos e empresas do município

A passeata teve início na praça da rodoviária e terminou em frente à prefeitura, onde o prefeito Clovis Ledur, acompanhado da equipe de servidores da prefeitura, recebeu os participantes da mobilização para realizar a abertura oficial do mês da saúde da mulher em São Mateus do Sul.

A Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rita Fayad alertou que a prevenção contra o câncer de mama deve acontecer sempre, e não apenas no mês de outubro. Durante o ato em frente à prefeitura, Rita ensinou algumas das formas de realizar o autoexame de toque da mama, pedindo atenção especial às crianças presentes, para que elas também pudessem repassar as informações para suas mães.  “O Outubro Rosa existe direcionado à prevenção do câncer de mama. Mas a prevenção precisa acontecer todos os dias de nossas vidas, não somente no mês de outubro”, disse.

Em sua fala, o prefeito Clovis Ledur alertou para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce em relação ao câncer e contou a história de superação de sua mãe, Genaide Ledur, falecida no ano passado, que conseguiu, entre 1996 e 2004, reverter três tipos diferentes de câncer graças ao diagnóstico precoce. “Minha mãe serve de exemplo para toda mulher que descobre que tem câncer e luta contra ele, chegando a reverter a situação, agindo na hora certa”, disse.

Recém nomeada Secretária Municipal de Saúde, Vanessa Santos Andrade Hancz convidou a população para participar efetivamente da campanha Outubro Rosa. “A cor rosa tem sido o símbolo dessa campanha. Precisamos disseminar informações sobre a campanha e sobre o autoexame para colaborar para o aumento do diagnóstico precoce e da cura”.

A Secretária lembrou que toda a rede pública de saúde de São Mateus do Sul está distribuindo material informativo durante o mês de outubro e realizando ações especiais para a campanha, como o Dia D, que acontece no próximo sábado, 3.

“A informação salva vidas”, atesta a voluntária da Rede Feminina, Djenane Fayad. “A mulher não pode ter vergonha de se tocar e de se conhecer. É este conhecimento que vai dar sinais de que ela pode estar coma a doença. O mundo inteiro adotou essa campanha e cada vez mais a população está se conscientizando quanto à prevenção”.

O mês

Diversas entidades, instituições e órgãos públicos de São Mateus do Sul prepararam para o mês do outubro uma série de ações para promoção e divulgação de cuidados com a saúde do corpo feminino, em especial ao câncer de mama. É o tradicional Outubro Rosa, uma campanha nacional de conscientização para alertar a sociedade – em especial, as mulheres – sobre prevenção e cuidados com a saúde da mulher.

Durante toda a semana, serão realizadas palestras sobre prevenção e combate ao câncer, divulgação de material informativo e blitz de atendimentos em diversos locais da cidade. No Centro de Saúde e nas unidades de saúde de todo o município, as equipes estarão realizando coletas de preventivo e repassando orientações sobre autoexame da mama.

“O mês de outubro é o mês das mulheres. É muito importante que elas participem das ações que estamos desenvolvendo e busquem orientações sempre”, convida a enfermeira Anaê Caroline Pires, da Secretaria de Saúde. “Estamos tendo um aumento significativo por busca de informações nas unidades de saúde, não apenas no mês de outubro, e isso é muito bom”.

DIA D

O próximo sábado, 3, é o Dia D do Outubro Rosa em São Mateus do Sul. A Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo, durante todo o dia, ações especiais para a campanha, que espera realizar pelo menos 200 atendimentos neste dia especial, superando os números da ação no ano passado.

Pela manhã, uma equipe da secretaria estará realizando uma blitz de atendimentos especiais durante a Feira do Produtor, a exemplo do que foi feito em agosto – mês voltado para ações e promoção da saúde do homem no Paraná. Os atendimentos começam às 8h e vão até 12h.

No Centro de Saúde, palestras estarão sendo ministradas a partir das 9h sobre autoexame e prevenção, além da realização de coleta de preventivos por livre demanda, e orientações sobre cuidados com a saúde da mulher. A programação do Centro de Saúde vai até 16h.

Clique aqui para ver a programação completa!

Da Redação, com informações da Assessoria PMSMS

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Gabaritos provisórios do concurso da Prefeitura de São Mateus do Sul são divulgados
Grupo Karolinka faz prestação de contas da III Mostra do Folclore Polonês
Processo de licitação para a pavimentação da PR-364 tem determinação do Tribunal de Contas que atrasa o lançamento dos editais