(Foto: Jornal Folha de Irati)

São quase 12 meses de execução e a Construtora Triunfo, responsável pela pavimentação da PR-364, que liga São Mateus do Sul e o município de Irati, realizou 12 quilômetros de terraplanagem, que começou por Irati.

De acordo com Ramirez Colodel Pereira, engenheiro civil do DER/PR e gerente de contrato da obra, além da terraplanagem no primeiro trecho, foram realizados os serviços de drenagem, que envolve os bueiros e drenagem subterrânea. Também, já iniciaram a colocação de subleito – primeira camada de pavimento, nas proximidades de Irati. Ainda, a construtora trabalha com a instalação de bueiros após o Faxinal do Fracos.

A ideia da empresa é até março executar três quilômetros, por mês, de pavimento. Já no final de fevereiro, a Triunfo pretende lançar a primeira capa, que é o asfalto propriamente dito.

Dificuldades

Já nas primeiras escavações a construtora teve problemas com o solo da região, o que dificultou o andamento da obra. “A maior parte do solo encontrado é impróprio para confecção de aterro e camada final de terraplanagem. Tivemos bastante dificuldades neste sentido, material bastante expansivo, uma umidade grande, alguns que são inservíveis que precisaram ser jogados fora, alguns foram tratados. Estes foram os impasses neste início”, disse Ramires.

Próximo passo

Agora, segundo o DER, a Triunfo deve começar a fazer o pavimento. “A ideia da empresa é, a partir do final de fevereiro, colocar a primeira camada de asfalto, e executar três quilômetros por mês. Então, a cada mês, é para termos três quilômetros pavimentados”, disse Ramirez.

Apreensão

Há duas semanas, alguns caminhões da Construtora Triunfo foram apreendidos, devido a uma ação judicial. Porém, segundo o DER, as obras seguiram o cronograma. “É lógico que impactou na execução, mas eles não paralisaram todos os serviços. Desses caminhões que saíram a Triunfo já trouxe, nesta semana, seis e, até o fim de semana, a construtora pretender repor todo o resto. Não teve um grande impacto porque outros serviços continuaram”, comenta o engenheiro civil.

Quando aconteceu o ocorrido, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, se pronunciou em vídeo sobre o assunto. “Respondendo alguns questionamentos que foram feitos no dia de hoje a respeito da PR-364, não há qualquer paralisação na obra. Estamos com o cronograma mantido e em execução por parte da Construtora Triunfo. Inclusive prevendo a finalização de três quilômetros por mês.”

Fonte: Jornal Folha de Irati

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Bebê é encontrado em lixeira por coletor em Porto União
TCE-PR cobra medidas de segurança em 124 escolas sem laudo dos bombeiros
23ª Festa da Uva é realizada na comunidade de Lagoa da Cruz