Cidade

Pegue sua agenda: a 4ª edição do Festival Gastronômico começa hoje em São Mateus do Sul

(Imagens: Agência Pillare/Divulgação)

Entre os dias 1º e 15 de novembro, São Mateus do Sul contará com a 4ª edição do Festival Gastronômico que em 2018 terá a participação de seis empresas que criaram pratos especiais baseados na história do município.

O evento que é fomentado por empresários locais, proprietários de restaurantes e hotéis, chega a mais uma edição através da ideia da criação de um festival que além de fomentar o setor da gastronomia, proverá uma opção de entretenimento diferenciado no município e incentivará a comunidade a conhecer melhor os pratos típicos da região.

O Festival Gastronômico traz mais um diferencial em 2018, além de ter seu tempo de realização otimizado para duas semanas, antes realizado em três, o evento oferecerá à comunidade pratos de alta qualidade pelo valor de apenas R$ 19,90, provendo assim o acesso e participação de todos.

Participarão do festival: a Cantina Bambini, o Hotel Dom Leopoldo, o Hotel São Mateus, o Restaurante Veneza, a Confraria do Malte e o Posto GPR Ipiranga, que fazem um convite para que todos possam fazer um tour pelos sabores de São Mateus do Sul, experimentando cada um dos pratos.

Vamos conhecer os pratos

O Restaurante Veneza traz a preservação da tradição e cultura da erva-mate na culinária com um salmão grelhado regado com calda de erva-mate, o Salmão com Crosta. O prato acompanha batata ao murro, arroz e legumes sauté e estará disponível para que os clientes possam degustá-lo em seu almoço, entre às 11h e 14h.

O Posto GPR Ipiranga traz um pouco da culinária alemã, em homenagem aos primeiros colonizadores de São Mateus do Sul, que em 1855 aqui chegaram atraídos pela notícia de petróleo na região, que ainda se chamava Porto Santa Maria. Dentre eles, Rodolfo Wolf e em 1932, Roberto Angewitz, o Perna de Pau, pioneiro na produção de óleo de xisto. A homenagem é baseada no Deutsch GPR, o eisbein que é o joelho de porco, guarnecido com 2 salsichas cozidas (bockwurst), chucrute, kartoffelpüree (purê de batatas), mostarda e raiz forte. A comunidade pode se deliciar com o prato a partir das 18h30.

O Hotel São Mateus inova e apresenta o Shawarma, um sanduíche típico do oriente médio, receita composta por carne ou frango, salada de salsinha com tomate, molho especial e batata frita envoltos no pão árabe. O diferencial deste prato são os temperos típicos utilizados pelo chef de descendência libanesa que tornam o sabor desta receita único. O prato está disponível a partir das 18h.


O Hotel Dom Leopoldo traz à mesa em seus jantares o Tributo à São Mateus do Sul, um prato que conta com a entrada de um patê de charque à vapor, patê de ricota e torradas. Dando sequência ao prato principal com salada verde, arroz, farofa de erva-mate, estrogonofe de carne e batata palha. O prato revela as características históricas e culturais da cidade, permeando cores e sabores e pode ser apreciado durante o festival a partir das 18h.


A Confraria do Malte apresenta o estrogonofe de pinhão, prato idealizado pela colaboradora Fernanda Macedo, que deu o ar regional à escolha para o festival através desse prato tão conhecido. O pinhão que vastamente é encontrado, de forma periódica, na região está sendo cada vez mais inserido na culinária. Portanto está aqui uma ótima oportunidade de todos provarem um prato mundialmente conhecido com um toque de nossa regionalidade nos finais de tarde em São Mateus do Sul, a partir das 19h.

A Cantina Bambini, popularmente conhecida por suas massas deliciosas que há décadas encantam os são-mateuenses, traz para fazer parte do Festival Gastronômico um dos pratos que já contemplam seu menu, o Spaguetti à Carbonara, um prato baseado em massa regado com molho à base de bacon e ovos com creme de leite e estará disponível durante todo o período do evento a partir das 18h.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Mulheres são-mateuenses organizam a 1ª Feira da Lua Cheia
Decreto municipal cria novas medidas para a prevenção relativa ao coronavírus
Plano Diretor é apresentado para a população são-mateuense