Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

Periodontite Juvenil: você já ouviu falar?

Imagem Ilustrativa

A periodontite juvenil é uma alteração nos tecidos de suporte do dente (tecidos que fixam o dente ao osso), sendo uma doença relativamente rara, que progride rapidamente e que ocorre principalmente em adolescentes e adultos jovens. Atualmente o termo usado para essa alteração é Periodontite Agressiva.

A periodontite, de um modo geral, é definida como uma inflamação que ocorre nos tecidos de suporte do dente tendo como principal causa a placa bacteriana, ou seja, a má higiene bucal. Dessa forma, a periodontite juvenil se refere a essa alteração que ocorre em uma idade mais jovem.

O diagnóstico dessa alteração é feito por um dentista, sendo que no estágio inicial quase não observamos sinais de inflamação gengival. Por definição, a periodontite agressiva ocorre em pacientes saudáveis; isso significa que o diagnóstico é por exclusão de outras alterações sistêmicas (na saúde geral) que se manifestem no meio bucal de forma semelhante.

Podemos classificar a periodontite agressiva (periodontite juvenil) em localizada e generalizada, dependendo da região onde a alteração está presente. No primeiro caso (localizada) as principais características são: início por volta dos 11 a 13 anos, pouca placa bacteriana, gengiva com aparência saudável e poucos dentes envolvidos. No segundo caso (generalizada) as principais características são: ocorre em indivíduos entre puberdade e 30 anos, pouca placa bacteriana e afeta a maioria dos dentes.

O tratamento para essa alteração é diferente para cada caso sendo que, normalmente, consiste em um tratamento periodontal (limpeza) e uso de medicamentos, como antibióticos. Após o tratamento o paciente deve retornar a cada seis meses para avaliação e acompanhamento no dentista, o qual tem por objetivo manter uma adequada higiene bucal.

Mais dúvidas? converse com o seu dentista, e lembre-se: mantenha sempre uma boa higiene bucal!

Até a próxima semana.

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Ano novo, sorrisos novos
O que é tratamento de canal?
Xerostomia: Você sabe o que é?