Profissões

Personal Trainer e o contato direto com o desenvolvimento e saúde do corpo humano

A formação em Educação Física permite a especialização de Personal Trainer. Da esquerda para direita os sócios da academia Fit Way: Douglas Rodrigues e Michel Ferencz da Silva. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Na atualidade, grande parte da população busca uma melhora na qualidade de vida. Bem-estar, saúde e autonomia para a mobilidade são essenciais para garantir uma boa condição física, trazendo com isso, uma melhora no desenvolvimento.

Caminhadas, pedaladas, práticas esportivas e o uso frequente de academias ganham destaques no dia a dia de muitas pessoas, trazendo com isso, a necessidade de um profissional responsável para o direcionamento correto destas atividades.

Trabalhando diretamente com o incentivo técnico dessas condições, o profissional de Educação Física desenvolve um poder fundamental para proporcionar essas habilidades em serviço do ser humano.

A reportagem de profissões dessa semana traz como protagonistas dois profissionais que atuam diretamente na área de Educação Física em São Mateus do Sul. Os amigos e sócios, Douglas Rodrigues e Michel Ferencz da Silva possuem a especialização de Personal Trainer e são proprietários da academia Fit Way. Eles contaram para a equipe da Gazeta Informativa como decidiram ingressar no ramo.

Ambos incentivados pelo futebol, o contato com o esporte proporcionou a escolha para o curso superior. “Antes mesmo de começar a faculdade eu via os caminhos que a Educação Física poderia me trazer. Sempre gostei de esportes e de movimento”, admite Douglas. Ele também comenta que o curso permite o profissional especializar a sua área de formação.

Michel afirma que praticar esportes sempre foi algo que ele gosta de fazer. “Joguei futebol muitos anos fora do município, e com isso, vi a oportunidade de estudar sobre as práticas esportivas”, diz.

O profissional de Educação Física direciona seu trabalho em acompanhamento e orientação das pessoas na realização de exercícios físicos. Um dos pontos positivos da área é a variedade do público em que trabalha, podendo incluir: crianças em idade escolar; pessoas com especificações próprias; atletas profissionais; pacientes que buscam a recuperação dos movimentos; portadores de deficiência física; e idosos que necessitem de cuidados.

O curso se distingue nas modalidades bacharel e licenciatura. A licenciatura prepara o aluno para ser professor. Com essa formação, ele se torna apto a dar aulas de Educação Física para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O profissional pode ainda atuar com pesquisas científicas na área.

Já o curso superior de bacharelado em Educação Física permite a atuação profissional em áreas diversas, excluindo a educação básica, exclusiva para os formados em licenciatura. O educador físico poderá trabalhar em academias, clubes, associações, hospitais, hotéis, empresas, condomínios ou ainda atuar como Personal Trainer. Poderá também ser técnico ou preparador físico de equipes em alguma modalidade esportiva.

Para exercer a profissão, além do diploma em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Douglas e Michel são formados em bacharel e licenciatura pela Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (Uniguaçu), e optaram pela especialização em Personal Trainer. “Um dos nossos trabalhos é entender qual é a necessidade da pessoa para a procura de um Personal. Fazemos uma análise da avaliação física e começamos a montar o planejamento de treinamento”, explicam.

Com o passar dos anos foi desmistificado a relação de que a academia era apenas para o aumento da massa muscular. Na atualidade, as pessoas procuram os espaços para garantir uma melhora no desenvolvimento corporal, unindo o trabalho físico com a melhora na saúde. A presença de um profissional direcionado para esse atendimento é essencial para o aperfeiçoamento no desempenho.

“Na hora de repassar os exercícios, tomamos muito cuidado para não causar algum tipo de lesão para a pessoa”, diz Michel. Uma das responsabilidades do profissional de Educação Física é conhecer a anatomia humana. Na faculdade, são estudadas as disciplinas de fisiologia, nutrição, prevenção de lesões e primeiros socorros.

Michel diz que estudos comprovam a eficiência e melhores resultados. Em treinos com maior intensidade deve-se respeitar a individualidade biológica, somatotipo corporal, condicionamento físico e maturacional de cada indivíduo. “Com a análise individual é possível ajustar e organizar o melhor planejamento para cada praticante, aliando assim os exercícios as suas metas e objetivos, tornando a prática mais segura e eficiente.”

Parceria através da Fit Way

Após a formação em 2012, Douglas trabalhou um certo período como professor, e em seguida, resolveu montar o próprio negócio através de um empreendimento. Adquirindo a academia Espaço Vip, ele passou a colocar em prática seu aprendizado inovando o conhecimento cada vez mais.

Michel se formou em 2013. Realizando alguns cursos e especializações, ele foi convidado para integrar na equipe da academia de Douglas. “Conversando com ele percebi que nossas ideias combinavam. Depois de um tempo, resolvemos fazer uma sociedade e montar a Fit Way, que já completou 4 anos aqui em São Mateus do Sul”, comenta Douglas.

Cerca de 300 pessoas frequentam fielmente a academia no decorrer da semana em São Mateus do Sul. O espaço também conta com um grande número de equipamentos que são utilizados pelos alunos.

 

Além da opção do atendimento individual com o Personal, o aluno pode usufruir do espaço e realizar as aulas específicas ofertadas na Fit Way, dentre elas: Muay Thai, Pump, Spinning e Ballet, que direcionam o trabalho para a atividade em equipe.

Douglas e Michel afirmam que a academia está sempre de portas abertas para dúvidas referentes a profissão e também ao trabalho realizado na Fit Way. A academia está localizada na Rua Altino Pereira de Lima, 1590, sobre loja Vizara Fashion, Centro de São Mateus do Sul. Telefone: (42) 3532-5765. Horário de atendimento: segunda à sexta das 7h às 21h e aos sábados das 14h às 17h.

Os atendimentos personalizados de Personal Trainer podem ser solicitados pelos seguintes contatos:
Douglas Rodrigues CREF 020934-G/PR; telefone (42) 98819-1151; e-mail: douglas.samas@hotmail.com.
Michel Ferencz da Silva CREF 021982-G/PR; telefone (42) 99955-9208; site: www.mshardtraining .com.br.

CHARGE:

 

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Levando a arte para a pele das pessoas: a história do tatuador Valmir Rosa
Medicina Anestesiologista: o cotidiano de quem trabalha diretamente na área
O constante aprendizado de quem contribui e faz a história