Administração e Negócios

Pesquisa Mercadológica: uma ferramenta orientativa

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

No mundo dos negócios, o fato de ter uma nova ideia não garante ao certo que ela prosperará. Isso devido às incertezas que as colocam em xeque.

Para que uma nova ideia seja viabilizada, as incertezas precisam ser minimizadas ou eliminadas, assim, as decisões necessárias se tornarão mais assertivas e propensas ao sucesso. A melhor maneira de fazer é por meio da pesquisa mercadológica.

O estudo do mercado, que é de responsabilidade do profissional de marketing, deve ser sempre aplicado quando se objetiva sair de uma posição inicial para outra desejada, como, a abertura de um novo negócio, lançamento de um novo produto ou serviço, abertura de filiais, expansão dos negócios já existentes, entre outras.

As incertezas podem ter origem interna, como por exemplo a falta de informações sobre sua própria capacidade, ou externa, que estão atreladas a fatores fora do nosso alcance, e podem ser de ordem política, social e econômica.

A pesquisa mercadológica proporciona informações reais e relevantes, e não imaginárias, em relação ao mercado de atuação ou pretendido. Ela permite que o alvo seja identificado antes que o tiro seja disparado. Assim as incertezas acabam sendo reduzidas, pois as possibilidades de acerto serão maiores do que um simples tiro dado no escuro.

Por meio da pesquisa o empreendedor passa a conhecer o perfil de seus clientes, pois ela fornece aspectos comportamentais, geográficos, demográficos e psicográficos, como por exemplo, hábitos de consumo, benefícios procurados, frequência de uso, frequência de compra, idade, sexo, renda, escolaridade, entre outros. Além disso ela também permite conhecer as estratégias dos concorrentes, bem como seus pontos fortes e fracos, e também possibilita a análise e seleção de fornecedores.

A pesquisa de mercado contribui para o empreendedor, definir qual será o raio de atuação do seu negócio, identificar novas tendências, identificar as quantidades que o mercado pode absorver, e principalmente, a que preços seus produtos ou serviços poderão ser vendidos.

Antes de lançar um novo produto no mercado, o empreendedor deve conhecer seu público-alvo e saber que todo produto existe para satisfazer uma necessidade. Portanto, quando a pesquisa for para verificar a possibilidade de inserção de um novo produto, que ainda é inexistente no mercado, não existindo assim uma necessidade para ele, uma estratégia deve ser elaborada para que essa necessidade passe a existir e seja percebida pelos possíveis consumidores.

As pesquisas mercadológicas devem ser metodologicamente definidas de acordo com o que se busca. Elas devem ser imparciais para que seus resultados mostrem não apenas a viabilidade da ideia, mas também a melhor maneira de colocar o plano em ação.

Prover informações que eliminem incertezas e orientem as decisões é um fator que garantirá a diferença entre sucesso e fracasso. Saber previamente para onde e como se deve ir, é trabalhar com a hipótese mais promissora possível, e a pesquisa de mercado é quem direcionará esse caminho.

Nos encontramos na próxima edição! Bons Negócios.

Últimos posts por Eleandro Soares (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Mas afinal, o que é crise?
Liderança: Poder ou Autoridade?
Um pouco sobre inflação