SIX tem investidores formulando propostas para compra da unidade. (Foto: Acervo/Gazeta Informativa)

A Petrobras concentra a sua amplitude de trabalho e os investimentos em águas profundas, ultra profundas e de grande porte. A possível venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) tende em potencializar a exploração em São Mateus do Sul. Dentro deste cenário, a representatividade econômica e social da empresa ganha destaque por décadas de atuação.

Uma possível venda da subsidiária é tratada desde janeiro de 2020, em que a Petrobras ‘deu início à fase vinculante referente à venda de ativos em refino’. A SIX faz parte desta tratativa até pelo objetivo da empresa de direcionar os investimentos para exploração em poços do pré-sal. Ao passo que permitem que o futuro dono potencialize o implemento de recursos e amplie a unidade.

Esta atuação eminente, caso não concretizada, pode levar ao chamado ‘processo de hibernação’ (parar as operações até uma nova decisão). A empresa não descarta esta possibilidade futura. Ao passo que existe a negociação dos royalties com o Estado do Paraná e prefeitura de São Mateus do Sul, em conjunto do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo.

Venda e estrutura

Sobre este processo, a chamada fase vinculante do processo de venda, há interessados elaborando propostas de compra, mas até a última semana, ainda, no campo das especulações. Nada confirmado oficialmente pela estatal. O que existe sim são interessados que avaliam as possibilidades e devem encaminhar propostas para a análise da estatal, podendo concretizar ou não.

Quanto à SIX, é a única mineradora da Petrobras. A unidade extraí produtos combustíveis do xisto pirobetuminoso, por meio de processo de aquecimento aplicado ao minério. A unidade foi criada em 1954, oito anos depois foi transferida de Tremembé (SP) para São Mateus do Sul. Depois em 1972 iniciou a produção, em 1991 passou a pesquisar o refino, processo iniciado no mesmo ano.

Recentemente, em 2010, teve início o ‘processamento contínuo de borras oleosas’. A SIX tem uma das maiores reservas de Xisto Betuminoso do mundo e representa a maior fonte de recursos do município. Tendo como produtos: óleos, nafta, glp, gás de xisto e enxofre. Tem seis subunidades inseridas neste processo com um todo, num conjunto de ações que perfazem os trabalhos da unidade.

Ambiental, saúde, segurança e social

A empresa tem um tripé: saúde, segurança e meio ambiente. Nas questões de saúde dos seus funcionários, tem programas de conservação, proteção, prevenção, controle, condicionamento e nutricional. Para propiciar um ambiente seguro, 81 empregados compõem a brigada de emergência, com treinamento e sete veículos para salvamento e combate aos incêndios, somados de um aparato emergencial de estrutura e equipamentos.

Na questão ambiental, a Petrobras se coloca como comprometida com soluções ambientais e menor impacto ambiental, recuperando locais de exploração e monitorando locais e qualidade do ar na cidade de São Mateus do Sul. Reutiliza águas residuais dos processos e recebe o lixo urbano, numa parceira de três décadas. Cerca de 17 toneladas por dia de material é incorporada ao xisto processado, tendo essas áreas revegetadas.

Todo este trabalho, apresentado no curso, se soma às ações sociais e apoio ao município. No período de pandemia a empresa doou equipamentos de proteção individual e colaborou com a criação do espaço para receber pacientes com sintomas do Coronavírus. Também fez arrecadação de alimentos e materiais de limpeza e destinou para departamentos responsáveis da área social repassar para mais vulneráveis.

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Ação da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar fiscaliza estabelecimentos em São Mateus do Sul
Nova diretoria do hospital toma posse
APAE realiza Oficina de Confecção de Ovos de Páscoa