Responsável pelo PA, Stephany Rincão e a Secretária Municipal de Saúde, Marly Perrelli, recebem os cilindros, com a presença pela Petrobras de Afonso Felchak, da área de Segurança e Saúde e de Eduardo Rosenthal, da Responsabilidade Social.
(Foto: Agência Petrobras)

Em mais uma iniciativa para contribuir com a sociedade no combate à pandemia de Covid-19, a Petrobras doou 10 cilindros de oxigênio para o atendimento de pacientes com Covid-19 em São Mateus do Sul. A entrega dos cilindros ocorreu no final da última semana, no Ambulatório Médico do Município, na rua Dr. Paulo Fortes, ao lado da Unidade Sentinela. Os cilindros chegaram ao Paraná no fim de abril, num lote de 100 unidades entregues à Secretaria Estadual de Saúde.

“A responsabilidade e compromissos sociais são parte integrante e indissociáveis das ações da Petrobras. Assim é fundamental a integração de esforços com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada visando a realização de um trabalho solidário, com ações concretas neste momento tão difícil. E é isso que a Petrobras tem feito por meio de suas iniciativas, como esta da doação de oxigênio”, afirma o gerente geral da SIX, Sócrates Fofano.

A Petrobras prevê a doação de até 2,5 mil cilindros para beneficiar as secretarias estaduais de saúde. Além do Paraná, em março, a companhia já havia doado 100 cilindros para o Amazonas, e recentemente foram entregues 100 cilindros no Ceará e outros 100 na Bahia. Ao longo de maio, está previsto o início das entregas aos demais estados, de acordo com critérios como a existência de unidades de operação da Petrobras e criticidade das taxas de contaminação e mortalidade pela Covid-19. A companhia também investirá na aquisição de 12 mini usinas de oxigênio para abastecer hospitais públicos, com capacidade de suprir cerca de 20 leitos de UTI cada uma. Os estados onde as usinas serão instaladas seguem os mesmos critérios adotados para a doação dos cilindros de oxigênio.
A atuação da companhia se dá pela compra dos cilindros, fornecimento de oxigênio e na entrega aos estados. Para isso, a Petrobras aciona seu serviço de logística, originalmente utilizado nas operações de petróleo e gás para vencer os desafios do transporte do material e agilizar as entregas.

Outras iniciativas

Em São Mateus do Sul, entre as ações promovidas pela Petrobras de apoio no combate à pandemia está o empréstimo de contêineres que possibilitou ao município a instalação e depois a ampliação da Unidade Sentinela Covid-19. Também houve a doação, ainda no ano passado, de diversos materiais de proteção e itens de higiene ao Hospital Dr. Paulo Fortes. Na ocasião, foram doadas 20 mil toucas descartáveis, 500 litros de álcool em gel 70%, 400 óculos de proteção individual e 400 aventais de manga longa. Outras 1.000 máscaras do tipo N95 foram doadas pela Petrobras agora, em maio, também ao hospital.

Desde o ano passado, o valor destinado pela Petrobras para uma série de ações voluntárias de apoio à sociedade no enfrentamento da pandemia da Covid-19 alcançou R$ 100 milhões. Para 2021, além da entrega dos cilindros e das mini usinas de oxigênio, estão previstas a distribuição de cestas básicas para famílias em situação de extrema pobreza. Parte do valor aprovado para a realização destas ações é procedente de recursos recuperados pela Petrobras em acordo de leniência assinado recentemente.

Por RDX com informações da Assessoria de Comunicação Petrobras

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeitura intensifica atendimento à mulher com horários diferenciados
São Mateus do Sul na campanha contra a sífilis
Aulas na Uniguaçu são suspensas por duas semanas por prevenção ao sarampo