Entenda como funciona esse sistema que visa unificar as informações trabalhistas. Da esquerda para a direita: Thiago Douglas Poli, Naiara de Souza Zmuda, Onete Gomes da Cruz, Vanessa Mares Souza Piccinin e João Carlos Piccinin. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias Trabalhistas (eSocial), é um novo sistema de prestação de informações ao Governo Federal que tem o objetivo de tornar os processos dentro das empresas transparentes e menos complicadas. Ou seja, trabalhadores celetistas, estatutários, autônomos, avulsos, cooperados, estagiários e sem vínculo empregatício terão suas informações registradas no eSocial.

Segundo a equipe da Piccinin Clínicas Integradas, de São Mateus do Sul, esse sistema vai exigir das empresas brasileiras um esforço significativo para adequar todas as suas informações, pois tudo o que está sendo exigido, será fiscalizado.

A partir de agora, através de apenas uma declaração todas as quatro entidades do governo que antes recebiam em inúmeras obrigações diferentes os mesmos dados, recebem tudo de uma só vez. São elas: Caixa Econômica Federal (CEF), Receita Federal, Ministério do Trabalho e Secretaria da Previdência Social.

Pensando na facilitação desse processo, a Piccinin atua diretamente com o eSocial no município, lançado esse ano em relação ao trabalho. “Em conjunto com seu setor de saúde ocupacional, trabalhamos com foco principal na prevenção de acidentes e preservação da integridade física dos trabalhadores, seguindo todas as legislações vigentes incluindo Normas Regulamentadoras NR’s, eSocial e demais exigências trabalhistas”, explicam. A clínica dispõe de profissionais habilitados e com vasta experiência na área de segurança e saúde do trabalho. “Contamos com ambiente adequado, equipamentos para monitoramento ambiental e veículo para melhor atender nossos clientes”, garantem.

A Piccinin Clínicas Integradas está localizada na Rua João Bettega 1321, com a Rua Eduarda Sprada, 885, Centro de São Mateus do Sul.

De acordo com a técnica de enfermagem, Naiara de Souza Zmuda, o foco da medicina do trabalho é a relação entre saúde dos trabalhadores e suas atividades, visando não somente a prevenção das doenças e dos acidentes de trabalho, mas também é responsável por se preocupar com a prevenção das doenças no exercício profissional e controle dos riscos ambientais e está diretamente ligada as normas reguladas pelo Ministério do Trabalho. “As normas devem garantir que o trabalhador realize o seu trabalho sem que a sua saúde esteja em risco e a sua qualidade de vida não seja prejudicada”, diz.

A profissional salienta que é fundamental para a medicina ocupacional que em seu corpo técnico conte com o médico do trabalho, técnico de segurança do trabalho, engenheiro de segurança, enfermeiro do trabalho e com o técnico em enfermagem do trabalho dependendo do número do número de funcionários da empresa. “Muitas empresas resumem a segurança do trabalho em exames admissional e demissional, mas esse assunto vai muito além disso. Ela exige um trabalho de monitoramento ambiental, realização dos documentos como Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), Laudos Ambientais entre outros, todo esse trabalho com intuito de preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores”, explica.

A Piccinin Clínicas Integradas conta com o seguinte corpo técnico nesse assunto: Dra. Onete Gomes da Cruz – médica do trabalho (CRM 10560 RQE 20960); Dr. João Carlos Piccinin – médico examinador (CRM 19957); Naiara de Souza Zmuda – técnica em enfermagem, responsável técnica (Coren PR 1246.165); Marcos Portelinha – fonoaudiólogo (CRFa 8240); Jaqueline Portela Buaski – fonoaudióloga (CRFa 3-11028); Thiago Douglas Poli – técnico de segurança do trabalho (MTE PR/002067-2); Vanessa Mares Souza Piccinin – fisioterapeuta (CREFITO 1645-8); e Bianca Tamara Portes Motta – técnica em radiologia (06677T).

Para mais informações e dúvidas sobre o eSocial, entre em contato com a clínica, que está localizada na Rua João Bettega 1321, com a Rua Eduarda Sprada, 885, Centro de São Mateus do Sul. Horários de atendimento, de segunda à sexta, das 8h às 12h, e das 13h às 19h. Telefones (42) 3532-2309; 3532-4007 e 98877-0770. E-mail: piccininclinicas@hotmail.com: www.piccinin.med.br e www.piccininclinicas.com.br. “Cuidamos da saúde de sua família e agora vamos cuidar da saúde de sua empresa”, afirma a equipe.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
WE Materiais Elétricos e Hidráulicos reinaugura loja
Harmonia de um bom espaço físico com a qualidade no atendimento fazem parte do novo consultório do pediatra Joslei Augustinhak
Centro de Estética Maria Bonita e Bar-Bearia Lampião são inaugurados em São Mateus do Sul

Os comentários estão fechados